on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Regras do basquete para a violação do tempo

Atualizado em 22 fevereiro, 2017

O basquetebol é um jogo rápido que requer uma equipe para mover a bola rapidamente pela quadra, enquanto o time adversário tenta defender. Para ajudar a manter esse ritmo, existem várias violações estabelecidas para quem demora muito. A violação da regra de segundos beneficia a equipe de defesa, evitando que a equipe ofensiva avance com a bola ou um arremesso no tempo certo.

A regra dos segundos mantém o ritmo do jogo (basketball court image by Warren Millar from Fotolia.com)

Regra do cinco segundos

Há duas situações da regra dos cinco segundos no basquete americano. A primeira ocorre quando um jogador estiver sendo muito bem marcado por um homem na defensiva segura a bola por mais de cinco segundos. Se um jogador estiver na quadra de ataque e estiver sendo continuamente marcado por um adversário dentre uma área de 1,5 m, o árbitro começa uma contagem de cinco segundos até que o atacante consiga passar a cabeça e os ombros pelo defensor ou consiga colocar uma distância de 1,5 m. Se qualquer uma dessas coisas acontecer, o árbitro reinicia a contagem. A segunda situação ocorre quando o time ofensivo não é capaz de ir para a sua quadra em um período de cinco segundos.

Loading...

Violação de 10 segundos

No basquete colegial, a equipe tem 10 segundos para avançar com a bola pela meia quadra para o seu lado ofensivo. Se fizer isso nesse período, uma violação é marcada e a defesa recebe a bola. No nível universitário e profissional, essa regra foi alterada e as equipes têm apenas oito segundos para avançar com a bola pela meia quadra.

Violação de três segundos

Se os jogadores ofensivos ficam dentro do garrafão por mais de três segundos, enquanto a equipe deles tiver a bola, a violação de três segundos é marcada e a defesa recebe a bola. No basquete profissional, a defesa também pode ser marcada por essa falta. Se um jogador defensivo ficar mais de três segundos no garrafão sem estar marcando ativamente alguém, ele pode receber uma falta defensiva. Após uma equipe na defensiva receber duas faltas de três segundos, uma falta técnica é dada.

Violação do tempo de arremesso

No basquete profissional nos Estados Unidos, quando uma equipe ganha a posse de bola, não importa onde estiverem na quadra, ela tem 24 segundos para arremessar. O relógio para quando uma violação é cometida, mas o tempo não é reposto a menos que uma falta seja marcada na equipe defensiva. O relógio de arremesso é reiniciado toda vez que um arremesso é feito e a bola bater no aro. Se uma equipe não arremessa ou não acerto o aro e o tempo acaba, a bola é dada para a defesa.

Não há essa marcação no basquete colegial, mas o universitário utiliza um tempo de 35 segundos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...