×
Loading ...

Regras para controle de estoque

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O controle de estoque é um processo de controle de custos importante para qualquer empresa. Para manter esse procedimento uniforme, a empresa deve desenvolver uma série de regras para tomar decisões sobre mudanças no estoque. Essas são as regras que determinarão qual item será descartado quando o novo estoque for adquirido e quando o estoque precisa ser trocado devido à vida útil do produto. Sem regras para controle de estoque, as decisões poderiam ser deixadas sob a responsabilidade individual de gerentes de estoque e agentes de compra, o que pode acarretar na perca de capital da empresa.

Controle o seu estoque para ter controle de custos (warehouse image by Niki from Fotolia.com)

Fiscalize

Um controle de estoque preciso é importante para manter o registro fiscal de uma empresa. Estabeleça inspeções regulares do estoque e crie um conjunto de referências que devem ser seguidas para completar a fiscalização com sucesso. Um bom momento é no final de cada trimestre fiscal. A fiscalização deve incluir aspectos como a contagem manual de cada item do estoque, uma verificação de todos os números e modelos manualmente e o tempo que o artigo está em estoque.

Loading...

Diponibilidade de estoque

Para reduzir a quantidade de estoque disponível, crie diretrizes para medir o tempo que o artigo pode ficar disponível antes de ser descartado. Produtos finalizados devem ser construídos com base nas projeções trimestrais de venda, e o estoque deve ser ditado por esses números. Deter excesso de estoque custa dinheiro tanto para manter o custo do produto como para mantê-lo em depósito. Ao limitar o seu estoque disponível você pode reduzir os custos de produção e reduzir a quantidade de estoque não vendido.

Procedimentos de remoção

Os procedimentos devem ser estabelecidos para definir quem pode remover estoque, qual será o processo de remoção e quais equipamentos de monitoramento serão necessariamente utilizados. Depósitos maiores se beneficiariam com um sistema de código de barras que escaneia o fluxo de entrada e saída de estoque do sistema. Quando um produto for enviado ou recebido, o responsável pelo processo deve assinar a papelada para que todos saibam a quem recorrer caso um problema surja.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...