Regras para encanamento de gás em casa

Escrito por john landers | Traduzido por thomas m. do n. ghadban
Regras para encanamento de gás em casa

Municipalidades têm regras para encanamentos de gás em casas, dando segurança aos residentes

home sweet home image by David Dorner from Fotolia.com

Grande parte das municipalidades tem requerimentos contidos no capítulo 24 da Legislação Internacional dos Códigos dos Prédios Residenciais (RBC, da sigla em inglês, em referência a associação ICC) quanto a instalação de encanamentos para gás em residências. Quem for instalá-los deve seguir as recomendações de aplicação dos fabricantes. A maioria das leis para construções requerem um contrato com alguém licenciado a fazer esse tipo de instalação.

Outras pessoas estão lendo

Aplicabilidade

A sessão G2401.01 (101) do Código dos Prédios Residenciais cobre as regras para encanamento em casas com uma e duas famílias. O regulamento começa com o ponto onde o gás deve ser entregue até a conexão feita na válvula. Essas leis lidam com o gás encanado, incluindo design, materiais, componentes e fabricação. Instaladores devem seguir as regras para montar, instalar, testar, inspecionar, consertar e operar. As regras não se aplicam a encanamentos para gás liquefeito de petróleo (GLP).

Tamanho do encanamento

A sessão G2413 (402) do Código dos Prédios Residenciais diz que a entrada de gás deve ter volume de passagem de gás amplo suficiente para entrar nos requerimentos. Normalmente, os fabricantes têm especificações para o tamanho do encanamento, geralmente, usando a unidade térmica britânica (BTU). Esta medida, geralmente, se aplica a aquecedores ou fornos, que têm a quantidade de BTU impressa em placas presas ao objeto.

Materiais para encanamento

O Código dos Prédios Residenciais (RBC) especifica o tipo de material que deve ser usado para a fabricação de canos para gás. Ele também diz que há materiais não listados que deveriam ser aprovados ou investigados e testados, para verificar se é seguro o uso. Essa verificação inclui recomendações tanto do fabricante do cano quanto dos regulamentos locais para esse tipo de instalação. A RBC informa que aço e liga de ferro devem ter um certo peso e seguir alguns outros critérios impostos pela Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos (ASME) ou a Sociedade Americana de Testes e Materiais (ASTM), ambas instituições dos Estados Unidos. Canos de plástico, tubos e roscas devem seguir as regras da ASTM. O regulamento requer que o material venha com as seguintes marcas: "Gás" e "ASTM D 2513". A RBC proíbe o uso de canos de ferro fundido.

Instalação

A RBC tem inúmeras regras quanto a instalação de encanamentos de gás em casas. Por exemplo, o código proíbe colocar os canos em dutos, panos, chaminés, elevadores e outros lugares. Ele também não permite a instalação dentro de paredes sólidas, a não ser que sejam vedadas. Os regulamentos também proíbem que sejam colocados de forma artesanal conectores e afins. A RBC permite que os canos sejam instalados por baixo de casas, debaixo de prédios e outros locais do tipo. Os instaladores devem usar válvulas para desligar o gás, com um material que seja compatível com o do encanamento. A regra também vale para inspecionar o sistema de encanamento e especificar o tipo de material usado para fazer o sistema de gás.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media