Lazer e cultura

Regras para o Jogo de Dominó Trem Mexicano

Escrito por kristen may
Regras para o Jogo de Dominó Trem Mexicano

bjearwicke/sxc.hu

O jogo de dominó trem mexicano é um jogo simples que pode ser jogado por um grupo de quatro a dez jogadores, de 6 anos de idade para cima. Ele possui as mesmas regras básicas que a maioria dos jogos de dominó, com as pedras sendo posicionadas ponta a ponta com as metades iguais se tocando.

Outras pessoas estão lendo

Materiais

Para jogar o trem mexicano, você precisará de um conjunto de dominó duplo 12, que contem 91 peças. Você também necessita de um pequeno marcador para cada jogador. Normalmente moedas são usadas, mas alguns kits estão disponíveis com marcadores no formato de trenzinhos. Um marcador maior também é necessário para identificar o trem mexicano.

Configuração

Para montar o jogo, as pedras são colocadas com a “face” para baixo e misturadas com o intuito de formar a reserva. Em um jogo com quatro pessoas, cada jogador tira 15 pedras. Com cinco ou seis jogadores, cada pessoa tira 12 pedras; para sete ou oito jogadores, tire 10 pedras, para nove ou dez jogadores, cada um tira 8 pedras. A primeira rodada é a “rodada do 12”, e o jogador com o dominó dobrado de 12 o posiciona no centro da mesa. O número vai diminuindo nas próximas rodadas, sendo assim, a segunda rodada será iniciada com o dominó dobrado de 11.

Primeira Rodada

Começando pela pessoa que jogou a primeira pedra e continuando em sentido horário, cada jogador tem a chance de formar um trem o mais longo possível saindo do centro em direção a si mesmo. As pedras são colocadas ponta a ponta em uma única linha, com a primeira pedra correspondendo ao número da pedra que está no centro. Um jogador é obrigado a parar quando ele não pode colocar mais nenhuma pedra em seu próprio trem.

Vezes Subsequentes

Cada jogador pode usar uma pedra da sua mão e colocá-la no seu próprio trem, ou no trem mexicano especial, que é assinalado com um marcador único e segue as mesmas regras de jogo que os trens individuais. Se um jogador não tiver uma pedra que é necessária, ele tira uma pedra da reserva e pode usá-la. Mas se essa também não servir, ele coloca o seu marcador no seu trem, sinalizando que ele está aberto para outros jogadores. Esse marcador é removido na próxima vez que ele puder colocar uma pedra em seu próprio trem.

Dobras

Pedras de dominó dobrado são casos especiais no jogo do trem mexicano, e possuem as suas próprias regras. Quando um jogador coloca um dominó dobrado em um trem, ele tem o direito de jogar mais um vez colocando uma pedra no dobrado ou em outro trem que esteja disponível. Se ele decidir não colocar uma pedra no dobrado, ou for incapaz de jogar mesmo depois de retirar uma pedra da reserva, o próximo jogador é obrigado a colocar uma pedra no dobrado (ou retirar uma pedra da reserva e passar a sua vez, significando que o próximo jogador é obrigado a colocar uma pedra no dominó dobrado).

Pontuação

Quando um jogador não possui mais nenhuma pedra, a rodada chegou ao fim. Todos os jogadores contam o número de pontinhos nas pedras que ainda estão em suas mãos e a pessoa que marca os pontos anota esses números. Depois de todas as rodadas, o jogador com o menor número de pontos ganha.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media