on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Regras do jogo de duplas no tênis de mesa

Atualizado em 20 julho, 2017

O tênis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, pode ser jogado por dois a quatro jogadores. Quando times de dois jogadores se enfrentam, é chamado de jogo de duplas. As regras para as duplas são parecidas com as regras para jogos individuais, com algumas exceções.

A mesma mesa é usada para jogos simples e de duplas (tennis de table image by daniel sainthorant from Fotolia.com)

Sacando

O sacador do time saca do lado direito do seu lado da mesa e deve lançar a bola para a área de serviço oposta diagonalmente à sua própria área. Em um jogo até 21 pontos, cada jogador saca cinco pontos, independente do time que pontuar, passando a vez para o jogador adversário. Essa alternância se mantém até que um time vença. Em um jogo de 15 pontos, cada jogador saca dois pontos. Se a bola tocar a linha da área de serviço, o saque é considerado bom.

Loading...

Pontuando

Os jogos geralmente são jogados em 15 pontos e os times devem vencer por uma diferença mínima de dois. Se o jogo chegar em 14 a 14, o time que conseguir uma diferença de dois pontos será o vencedor. Os jogadores devem alternar as batidas na bola. Se o jogador de um time bater duas vezes seguidas na bola, o ponto é dado ao time adversário. As regras gerais de pontuação são as mesmas para qualquer outro aspecto. Os jogadores não podem deixar a bola quicar duas vezes antes de acertá-la, errar a batida ou falhar ao tentar mandar a bola por cima da rede.

Equipamento

Todos os equipamentos usados no jogo de duplas são os mesmos usados no jogo simples. Uma bola de pingue-pongue é usada, mas tenha uma reserva por perto no caso da primeira ser danificada. As regras aplicadas à mesa e à rede devem ser mantidas, com um detalhe importante, a linha central da mesa deve ser perpendicular à rede. Essa linha indica onde o saque deve chegar no lado do time adversário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...