Regras para medidas de jogos de dardos

Escrito por joe fletcher | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Regras para medidas de jogos de dardos
Aprenda a montar um jogo de dardos pelas regras certas (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Não importa a variante do jogo, para jogar dardos corretamente e dentro das regras você precisa pendurar o tabuleiro do jeito certo. Ainda que você fique tentado a largá-lo em um lugar qualquer sem pensar nas medidas, achar a posição exata melhorará seu desempenho e o ajudará nas ocasiões em que for jogar num bar perto de casa ou em um campeonato.

Outras pessoas estão lendo

Altura

O centro do tabuleiro de dardos deve estar a 1,72 m do chão. Bons tabuleiros são feitos com o suporte de apoio no centro da parte traseira, e não com ganchos, então pode-se medir a distância correta com uma fita métrica e marcar o ponto exato na parede com um lápis. Depois disso, instale o suporte de montagem com base nessa marcação e encaixe o tabuleiro usando o parafuso da parte traseira. Caso seu tabuleiro use um gancho na parte superior, você deverá medir a distância entre ele e o centro e adicioná-la aos 1,72 m.

Distância

A segunda medida importante para seu jogo de dardos é a linha de disparo, que determina a distância entre o pé de apoio do jogador e o tabuleiro. Ela representa o afastamento mínimo para a jogada. Ela deve ser de 2,35 m na horizontal ou 2,9 m se a medição for feita em diagonal, a partir do centro do tabuleiro. Jogos para dardos com pontas macias requerem outra distância: 2,4 m a partir do centro do tabuleiro.

Erros comuns

Para determinar a medida da linha de disparo, deve-se medir a partir do tabuleiro e não da parede. Como ele está pendurado na parede, você deve usar um prumo apoiado a partir do ponto central; caso não tenha a ferramenta, meça quão distante a parede está da parte frontal do tabuleiro e adicione essa medida à distância até a linha de disparo. Se são 5 cm, por exemplo, a linha deve ficar a 2,40 m do tabuleiro; se você preferir, também pode usar a medida diagonal a partir do centro.

Linha de disparo

Marque a linha de disparo com um pedaço de fita ou com uma barra elevada de 60 cm na horizontal. A Associação Americana de Dardos sugere uma barra elevada de aproximadamente 4 cm de altura; a medição de distância deve ocorrer a partir das costas dessa barra até a linha do prumo. Se preferir usar a fita, a medida deve partir do prumo até a borda mais próxima do tabuleiro.

Posição

O tabuleiro deve estar posicionado de modo que o quadrante "20" esteja centralizado na parte superior. Se seu tabuleiro for montado a partir do centro, é possível girá-lo até essa posição; se for pendurado por um gancho, a posição já deverá estar correta.

Considerações

Ainda que as medidas mencionadas acima atendam às regras do jogo, há muitas considerações a se fazer no momento de montar seu tabuleiro. Procure um espaço de pelo menos 1,5 m de largura por 3,5 m de comprimento para jogar confortavelmente; o local não deve ter móveis nem objetos frágeis. É sempre uma boa ideia usar uma proteção atrás do tabuleiro para prevenir danos à parede. Superfícies rígidas como concreto ou azulejos podem danificar as pontas dos dardos; estes, por sua vez, podem furar madeira ou linóleo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível