Mais
×

Regras da NASCAR sobre o peso do carro

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Criada em 1948, a Associação Nacional de Stock Car Auto Racing, mais conhecida pela sigla NASCAR, é uma empresa privada que sanciona e rege uma série de eventos de corridas de automóveis. As regras e regulamentos que regem estas corridas são emitidos por funcionários da NASCAR antes de cada série de corridas e dadas aos membros da NASCAR, mas geralmente não são disponibilizadas ao público.

A NASCAR é um esporte popular (car race image by Oxlock from Fotolia.com)

Peso mínimo

O limite de peso relatado para um carro da NASCAR Nationwide Series 2008 foi de 1.542 kg. Isto inclui tudo que um carro precisa ter para estar pronto para a corrida, tirando o piloto. O carro deve ser pesado por oficiais da corrida, e não deve ser mais leve do que os 1.542 kg quando todos os líquidos e equipamentos necessários estiverem a bordo. Ele pode, porém, pesar acima deste valor o quanto for desejado.

Peso lateral

Os carros da NASCAR também devem pesar pelo menos 737 kg nas laterais direitas da frente e da traseira. Esta regra impede que os carros tenham muito peso no lado esquerdo do carro. Como as corridas da NASCAR são com curvas para a esquerda, os pilotos devem querer ter mais peso no lado esquerdo do carro para ajudar na curva. A regra do lado direito limita esta vantagem.

Procedimentos de pesagem

Os carros da NASCAR são pesados em diferentes momentos antes de uma corrida para garantir que ele esteja em conformidade com os requisitos. Os carros são pesados por oficiais da NASCAR antes dos eventos de cada fim de semana de corrida se iniciar, começando com uma pesagem antes dos treinos livres. Outra pesagem é feita antes da qualificação, e uma terceira antes da corrida, assumindo que o carro não tenha sido apreendido depois da qualificação. Todas as pesagens são realizadas em balanças oficiais da NASCAR.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article