Regras oficiais de futebol da FIFA

Escrito por anthony grahame | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Regras oficiais de futebol da FIFA
O árbitro usa seu apito para parar o jogo (Metal whistle on the yellow cord image by Peter Ivanov from Fotolia.com)

As regras oficiais do futebol da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), conhecidas como as Leis do Jogo, foram originalmente elaboradas pela Associação de Futebol Inglês na década de 1860. Uma série de mudanças ocorreu desde então, mas os princípios básicos permanecem os mesmos.

Duração do jogo

Um jogo de futebol padrão é dividido em duas metades de 45 minutos cada, separadas por um intervalo de meio-tempo de 15 minutos. O árbitro pode adicionar um tempo no final de cada metade para contabilizar o tempo perdido devido a lesões e outras paradas no tempo regular. Costumam ser adicionados dois tempos de prorrogação, cada um com 15 minutos de duração, em jogos de competições de taça, se o placar estiver empatado após os minutos regulamentares. Os pênaltis são então usados ​​para decidir o vencedor, caso o jogo permaneça empatado após o fim da prorrogação.

Bola fora de jogo

O jogo é parado cada vez que a bola sai do campo de jogo e é reiniciado com um tiro lateral, se a bola cruzar uma das linhas laterais, ou com um tiro de meta ou escanteio, se ela sair pela linha de fundo. Se um time chutar a bola para fora da sua própria linha de fundo, deve ser concedido um escanteio para o time oposto. Em todas as outras circunstâncias, será concedido um tiro de meta à equipe defensora.

Substituições

Um máximo de três suplentes podem ser usados em qualquer competição da FIFA oficialmente sancionada. O número de substituições pode ser aumentado para amistosos e partidas de aquecimento.

Impedimento

As Leis do Jogo oficiais da FIFA alegam que um jogador está impedido quando "estiver mais próximo da linha de fundo do adversário do que a própria bola e o penúltimo oponente", no momento em que a bola for passada para ele. A lei de impedimento está sujeita a um grau de interpretação por parte do árbitro. Se ele determinar que um atacante não está interferindo no jogo ou não ganha vantagem por estar naquela posição, ele não será penalizado. Um jogador não pode estar impedido a partir de um tiro de meta, um lançamento lateral ou um escanteio.

Tiro livre

As faltas e condutas irregulares são penalizadas através da atribuição de uma cobrança de falta para o adversário. A bola é posicionada na área onde a falta foi cometida. Atribui-se um tiro livre direto para infrações graves, em que a bola pode ser arremessada diretamente para o gol, sem ter que passar por outro jogador. As condutas menos graves são penalizadas através de tiros livres indiretos, que exigem que a bola seja jogada a um membro de equipe antes de chegar ao gol.

Cobrança de pênalti

Uma cobrança de pênalti será concedida ao adversário quando um jogador cometer uma falta dentro de sua própria grande área. A bola é colocada em cima da marca de pênalti e um jogador da equipe atacante tem direito a um tiro livre para o gol, tendo que ultrapassar apenas o goleiro.

Disciplina

Um jogador pode ser advertido pelo árbitro por uma série de infrações, como comportamento antidesportivo ou faltas persistentes. O árbitro mostra um cartão amarelo para o jogador quando ele for advertido. As infrações graves, como conduta violenta ou colocar a mão na bola para evitar um gol, são punidas com um cartão vermelho. Isso resulta na expulsão do jogador do campo, deixando o time infrator com um jogador a menos. Se um jogador receber dois cartões amarelos, também é expulso.

Joias

Os jogadores não estão autorizados a usar joias durante uma partida de futebol. De acordo com as Leis do Jogo, itens como colares, anéis, pulseiras, brincos, faixas de couro e elásticos são estritamente proibidos e devem ser removidos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível