Regras oficiais do Voleibol

Escrito por shawn candela | Traduzido por nathalia antunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Regras oficiais do Voleibol
Desde 2000, o voleibol vem fazendo mudanças em suas regras.

Nos Estados Unidos, o voleibol é regido pelo EUA Voleibol. A Federação Internacional de Voleibol é o órgão regulador de todas as competições mundiais, incluindo os Jogos Olímpicos.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

Esse esporte é jogado em uma quadra coberta ou na areia. Na quadra coberta, as equipes consistem de seis jogadores; na areia, são, geralmente, dois jogadores de cada lado. Embora jogos mistos possam ser jogados em ambos tipos de quadra, não há regras oficiais como existem para os jogos masculinos e femininos.

Quadras

Uma quadra coberta mede 9m de largura por 18m de comprimento. Uma rede divide a quadra longitudinalmente. Para jogos masculinos a rede é definida a uma altura de 2,42m e para femininos 2,23m. Há linhas de limite em torno da quadra, bem como linhas paralelas à rede e a 3m dela de cada lado.

A quadra do volei de praia (areia) mede 8m de largura por 16m de comprimento. As redes ficam na mesma altura que nas quadras cobertas.

Jogo Básico

O Voleibol passou por muitas mudanças desde a sua invenção em 1895, mas muitos princípios básicos permanecem os mesmos. O jogador de uma equipe saca a bola atrás da linha de base. A equipe adversária deve devolver a bola sobre a rede depois de não mais que três toques. A outra equipe deve fazer o mesmo. O jogo continua dessa forma até que um dos lados ganhe o ponto. A equipe saca a bola.

Estipulações

Nos jogos de quadra, há três jogadores na linha de frente e três na linha de trás. Os da linha de frente podem levantar a bola de qualquer lugar da quadra e tocar por cima da rede para bloquear um ataque da equipe adversária. Os jogadores da linha de trás podem levantar somente se saltarem atrás da linha dos 3 metros e nunca podem bloquear.

Em jogos de praia, qualquer jogador pode levantar de qualquer lugar da quadra e tocar por cima da rede para bloquear.

Em 1998, o voleibol incluiu o líbero, um jogador de defesa, o único que pode substituir qualquer jogador da linha de trás. Ele deixa o jogo antes de ir para a linha de frente.

Em 2000, as regras oficiais foram alteradas, se a bola tocar na rede mas passar para a quadra adversária, ela é válida.

A única ocasião que um jogador pode tocar na bola mais de uma vez, é se o toque for considerado parte de uma mesma jogada. Esta foi outra mudança de regra em 2000 e basicamente significava que um jogador que recebesse um saque muito difícil poderia fazer um toque duplo.

Pontuações e Partidas

A maioria das partidas masculinas é disputada em melhores de cinco, vence quem faz três sets e as femininas em melhores de três, vence quem faz dois sets. Os sets normalmente vão até 25 pontos, mas o set final ou tie break, que decide o jogo, vai até 15 ou 19 pontos. Você sempre tem que vencer por 2 pontos.

O ponto corrido é o método mais usado hoje, embora a vantagem ainda seja usada em alguns casos. Ponto corrido significa que qualquer uma das equipe que coloque a bola no chão da quadra adversária, marca o ponto. A vantagem significa que o ponto pode ser marcado apenas pelo lado que sacou a bola.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível