×
Loading ...

Regras para o raquetebol de três pessoas

Atualizado em 21 novembro, 2016

O raquetebol é tipicamente jogado entre dois oponentes ou duplas, de acordo com a USA Racquetball, uma associação americana, mas outra versão do jogo -- que não foi sancionada para jogos em torneio -- é a garganta cortada. Esse tipo de jogo é jogado por três jogadores que são independentes quando sacam, mas jogam em dupla quando recebem o saque e tentam impedir que o sacador pontue.

Bola e raquete de raquetebol (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Posicionamento

O jogador que saca fica em qualquer lugar dentro da zona de saque, que é delineada por duas linhas paralelas: a linha curta e a linha de serviço. A linha curta é a do meio entre as paredes da frente e de trás e está a 1,5 m da parede da frente. Os outros dois jogadores precisam ficar atrás da linha de recepção que está a 1,50 m da parede de trás. Assim que a bola for legalmente sacada, os jogadores podem ser mover à vontade ao longo da quadra.

Loading...

Saque

Qualquer método pode ser usado para determinar a ordem de serviço, mas muitos jogadores ficam na parede de trás, deixam a bola quicar uma vez e a rebatem em direção à parede frontal para fazer com que ela quique o mais perto da linha curta possível. O jogador que chegar mais perto com a sua rebatida saca primeiro, seguido do segundo mais próximo e finalmente, pelo que rebateu mais longe.

Apenas o sacador pode marcar pontos no raquetebol, mas ao invés de ter um oponente, no modo garganta cortada, ele tem dois. Apesar de os dois jogadores que recebem o saque não serem um time -- é cada um por si nesse jogo - eles agem como um time para vencer o rally e tirar o saque do sacador. Cada jogador pode rebater a bola, mas o sacador precisa ter chances de rebater a bola a cada batida alternada. Por exemplo, o jogador A saca a bola e o jogador B a devolve. É a vez do jogador A para bater a bola outra vez. Após ele fazer isso, ou o jogador B ou o C podem bater nela, seguido mais uma vez pelo jogador A. Isso continua até o sacador perder o rally ou ganhar o ponto.

Rotação

Independentemente de quem vencer o rally, os jogadores seguem a rotação do saque se o ponto não foi vencido pelo jogador que sacou. Em outras palavras, se na rotação do saque -- que foi determinada mais cedo -- o jogador A sacar primeiro, o jogador B saca em segundo e o C, em terceiro, então essa é a ordem na qual o serviço muda ao longo do jogo. Por exemplo, o jogador A saca e perde o rally. Ele então se junta ao jogador C para receber o saque do jogador B. Quando o jogador B perder um rally, ele se junta ao jogador A para receber o saque do jogador C.

Variação

Outro jogo de raquetebol não sancionado é o dois contra um. Nesse jogo, as mesmas regras básicas do garganta cortada se aplicam, mas um jogador joga contra os outros dois ao longo do jogo. Se ele perder o saque, a dupla possui duas chances de saque. Isto é, mesmo após vencer um rally, o jogador individual não serve outra vez até os dois parceiros perderem o saque.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...