Mais
×

As regras e sinais de arbitragem do vôlei

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quatro oficiais dirigem um jogo de vôlei, além de um contador de placar oficial. O árbitro principal fica em uma posição elevada junto à rede e de frente para os bancos dos jogadores reservas dos times e a mesa de placar. Um segundo árbitro fica posicionado junto à rede, no chão, exatamente em frente a mesa de placar. Dois árbitros de linha ficam posicionados nos cantos da quadra, um de cada lado, invertidos diagonalmente, para auxiliar o árbitro principal na marcação de bolas fora ou dentro da área de pontuação. Os oficiais controlam o jogo empregando as regras e usando sinais com a mão para indicar a maioria das decisões que tomam.

O árbitro de vôlei controla o ritmo da partida na quadra (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Linhas de limite

Os oficiais da partida de vôlei monitoram as linhas de limite na quadra, dizendo se as bolas bateram dentro ou fora. Os árbitros de linha são geralmente os primeiros a decidirem se foi dentro ou fora, mas a palavra final é do árbitro principal. As duas mãos estendidas para frente aproximadamente à linha da cintura com as palmas para baixo em direção à quadra indicam que a bola caiu dentro da linha. Os dois braços levantados acima da cabeça com as palmas das mãos para trás indicam que a bola foi fora.

Ponto

O árbitro principal indica quando um ponto é concluído e quem o conquistou. Após apitar, ele apontará com uma mão para o lado da quadra onde a bola caiu. Isso sinaliza o fim do ponto. Ele, então, estende seu braço e aponta para a linha de saque do time que fez o ponto -- usando o braço que correspondente ao lado da quadra -- indicando que o time tem a bola para sacar para o próximo ponto.

Jogador na rede

Os jogadores de vôlei devem respeitar a linha da rede não podendo nem ter contato com a mesma nem pisar além da linha central da quadra. Quando um jogador viola essa regra, o outro time conquista o ponto. O árbitro vai encostar na rede com a mão espalmada no lado em que ela foi tocada para mostrar a violação.

Saque

O jogador que for sacar a bola não pode iniciar a jogada até ser instruído que assim pode fazer pelo árbitro principal na rede. O oficial sinaliza para o jogador sacar estendendo seu braço na direção dele com sua mão espalmada para cima. Após apitar, ele move sua mão mudando para a direção do lado da quadra que será atacado.

Jogo

As partidas de vôlei são divididas em sets. Uma partida comum é jogada em um formato "melhor-de-cinco", no qual ela é encerrada quando um dos times ganhar três sets. Os primeiros quatro sets de uma partida são jogados até 25 pontos. Quando um time chegar a 25, ele deve estar pelo menos dois pontos na frente para fechar o set. Se isso ocorrer, o árbitro oficial indica que o set está encerrado cruzando os braços na frente do peito. Ele então indica que os dois times devem trocar de lado na quadra para o próximo set passando um dos braços à sua frente na altura da cintura e o outro braço passando por trás, também na altura da cintura. Se a partida "melhor-de-cinco" vai para o quinto set, os times não trocam de lado, e o jogam até 15 pontos, ao invés de 25.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article