on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Regras e sinais do basquete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Algumas regras do basquete podem variar, dependendo se o jogo utiliza o arremesso de três pontos ou limite de tempo para arremesso; ambos têm sido comuns desde os anos 80. Além dessas mudanças, o jogo tem regras bem básicas, juntamente a uma série de sinais de mão usada por juízes para indicar faltas e outras violações.

O basquete tem algumas regras básicas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Posse de bola

Um jogador com a bola deve driblar enquanto se move ao bater a bola no chão. Um jogador segurando a bola sem driblar deve manter-se estático. Um que pula com a bola nas mãos deve arremessar ou passar antes de voltar ao chão. Qualquer violação dessas regras resulta em faltas indicadas pelo juiz com um sinal onde ele gira as duas mãos em frente a seu corpo.

Um jogador que começou o drible e então para deve passar a bola ou arremessá-la e não pode começar outro drible. Caso o jogador viole essa regra, o juiz sinaliza a infração movendo as duas mãos para cima e para baixo em frente ao corpo.

Loading...

Faltas

Faltas envolvem qualquer contato direto com as mãos ou contato intencional que derrube o adversário. Um jogador na defesa tentando causar tal contato deve manter-se firme no chão e não se mover antes do contato; caso contrário, o juiz aponta a falta do jogador na defesa.

O juiz sinaliza uma falta com um punho cerrado no ar. Se a falta resultar em arremessos livres (o que significa que o jogador estava arremessando a bola), o sinal inclui o número de dedos levantados equivalente ao de arremesso - dois arremessos de um ponto cada ou três de um ponto cada. Se a falta foi do time ofensivo, o punho do juiz aponta o outro lado da quadra.

Além dos limites

Qualquer jogador batendo a bola além dos limites da quadra perde a bola. Se a bola sair da quadra, o juiz observa que jogador foi tocado pela bola por último e dá a jogada ao time oposto. Um jogador com a bola que pisa nas linhas é considerado fora da quadra. O juiz sinaliza o jogador fora da quadra apontando na direção do time que receberá a bola (o lado em que aquele time se move na quadra).

Limite de tempo para arremesso

Um jogo de basquete pode incluir um limite de tempo para arremesso, o que significa que o time com a bola tem um tempo limitado (geralmente de 24 a 35 segundos) para arremessar. A bola deve sair das mãos do arremessador antes do tempo acabar. Se a bola acertar o aro da cesta, ou se houver uma clara mudança de posse, o tempo recomeça. Se o tempo acabar sem que haja um arremesso que acerte o aro, o juiz sinaliza ao tocar levemente sua cabeça e dá a bola ao time adversário.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...