Passatempos

Regras do vôlei de praia

Escrito por joe fletcher | Traduzido por wladimir d. uszacki
Regras do vôlei de praia

Vôlei de praia é um esporte amplamente regrado para ter alta competitividade

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Voleibol de praia é um jogo competitivo desafiador, jogado em uma quadra de areia. Para jogar um legítimo vôlei de praia, você precisa se familiarizar com as regras do jogo. Existem muitas regras que ditam como o time fazem pontos, faltas e vencem.

Outras pessoas estão lendo

Tamano

A primeira regra que encontrará ao jogar vôlei de praia tem a ver com estrutura dos times e da quadra. Participam dois times de dois jogadores. Se houverem mais pessoas, mais duplas se formarão e revezarão. O time que jogará na próxima partida arbitra a partida. A quadra é de areia, com linhas designando os limites em um retângulo de 16 por 8 metros. Os times devem trocar de lado no ao alcançar um terço do set -- marcar sete pontos (no primeiro e segundo set) ou cinco pontos (no terceiro set) -- para anular quaisquer vantagens secundárias como posição do sol ou vento.

Duração

Vôlei de praia oficial usa o Sistema de Pontos por Rally (SPR) onde há um ponto a cada jogada. O time que marca o ponto também saca na próxima jogada. O primeiro time a alcançar 21 pontos é o vencedor, entretanto, deve vencer com uma diferença de dois pontos ou mais. Assim, se o time adversário tiver 20 pontos, a partida procede até o ponto 22. O set segue até um time vencer do outro com uma diferença de dois pontos. Para vencer a partida, o time deve ganhar dois dos três sets. Se houver um terceiro set -- cada time venceu um set -- a partida só vai até o 15º ponto ao invés do 21º. A diferença de dois pontos permanece necessária.

Características

O jogo começa com o primeiro saque (o árbitro conduz um sorteio de cara ou coroa na presença dos capitães; o vencedor do sorteio escolhe ou o lado da quadra, ou o direito de sacar). O sacador deve estar atrás da linha de fundo da quadra quando pula ou encosta na bola. O saque deve passar sobre a rede, pode encostar-se a ela, mas deve passar para o outro lado da quadra. Os jogadores de cada time passam a bola de um lado a outro até que a bola encoste no chão ou aconteça uma falta. As regras são as seguintes: Cada jogador só pode tocar na bola uma vez consecutivamente. Se um jogador encostar duas vezes, é dada falta e o time adversário marca ponto e saca. No primeiro toque da equipe, a menos que este jogador use as pontas dos dedos (voleio), a bola pode tocar várias partes do corpo consecutivamente, desde que estes contatos ocorram em uma mesma ação. Cada time tem três toques para passar a bola para o outro lado da rede. Se tocarem na bola mais de três vezes, perdem o ponto. Se os dois jogadores da mesma equipe tocarem na bola ao mesmo tempo, ainda é considerado dois toques, a menos que seja a defesa de um ataque. Os toques devem ser limpos. Não é permitido levantar, empurrar ou segurar a bola.

Advertência

Existem muitas faltas no vôlei que resultam na perda do rally. Além das faltas discutidas na seção anterior, outras são: Sets ilegais. o vôlei de praia regula rigidamente os sets. Todos os sets devem ser limpos, sem segurar a bola. Tocar a rede. O jogador não pode tocar na rede com nenhuma parte do corpo. As únicas exceções são: se a bola tocar na rede, fazendo com que a rede encoste-se a um jogador ou contato acidental do cabelo. Os jogadores não podem passar por cima da rede para tocar a bola quando estiver do lado adversário, exceto em bloqueios (não pode tocar na bola até que a mesma tenha sido tocada por um adversário). Passar por cima da rede é permitido após o bloqueio da bola. A bola deve ser atacada com a mão fechada quando passar sobre a rede. Não é permitido passar, enterrar ou apenas encostar com a mão aberta. Interferir os adversários. Se um jogador cair no lado adversário da quadra e interferir a jogada do oponente, é falta. Falta de ordem de saque. Os jogadores de cada time devem revezar a cada saque. O jogador permanece como sacador até que seu time perca o saque. Da próxima vez que ganhar o saque, o jogador deve revezar com seu companheiro, dando a ele o saque. Toque apoiado. Um jogador não pode apoiar-se em outro, ou qualquer estrutura ou objeto para alcançar a bola. Se duas faltas forem cometidas simultaneamente por um membro de cada equipe, é uma dupla falta e a jogada é anulada, repetindo-a.

Equívocos

Há algumas exceções às regras de falta supracitadas. Se a bola for segurada momentaneamente como resultado de um bloqueio de um ataque violento, não ocorre falta. Se a bola for segurada como resultado de um participante de cada equipe tocando-a simultaneamente, não ocorre falta -- nesse caso, o time cujo lado da quadra a bola for tem três toques a mais para passá-la para o outro lado. Bloquear conta como toque. Depois de um bloqueio, o time tem apenas outros dois toques. A bola pode tocar duas vezes o jogador durante um bloqueio, contanto que seja durante apenas uma ação de bloqueio. Nessa situação, não há falta de toque duplo.

Geografia

Os limites são importantes para a pontuação. Se a bola cair no lado de dentro da quadra do time A, o time B marca o ponto. Se a bola cair fora da quadra, o time que encostou-se a ela por último perde o ponto. A bola deve atravessar a rede dentro dos limites. Por exemplo, se estiver tocando a bola do lado de fora da quadra, ela precisa passar por dentro da linha da rede -- entre os travessões. Se qualquer parte da bola estiver sobre a linha da quadra, ela é considerada dentro. A bola é considerada fora se tocar em um poste ou outro objeto fora da quadra (pessoa, mesa, cerca).

Efeitos

Quando receber um saque, os jogadores não podem apenas contra-atacar quando a bola for sacada completamente acima da rede (ou seja, não tocou a rede no saque). Saques não podem ser bloqueados.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media