Regras do voleibol sentado

Escrito por margaret morris | Traduzido por pablo souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Regras do voleibol sentado
Essa posição o desqualificaria para jogar voleibol sentado. (Beach volleyball image by YURY MARYUNIN from Fotolia.com)

Apesar de o voleibol sentado ter sido cirado na Holanda nos anos 50, hoje ele é jogado em todo o mundo com times se classificando para os Jogos Paralímpicos. Para se classificar para a seleção dos Estados Unidos ou para jogar a Paralimpíada, o jogador deve ser incapaz de jogar voleibol em pé. As limitações podem ser devido a amputações, poliomielite, rompimentos graves do joelho, substituições de quadril, substituição do joelho ou perda do uso do músculo.

Outras pessoas estão lendo

Histórico do voleibol sentado

De acordo com a Passport, voleibol sentado é a combinação de voleibol e um esporte alemão chamado sitzball. O voleibol sentado foi aceito como um programa da Organização Internacional dos Esportes em 1978. Foi jogado pela primeira vez em uma Paralimpíada em 1980, com sete times participando. Os Estados unidos participou dos jogos Paralímpicos pela primeira vez em 1984. Nos jogos de 2004, o time masculino dos EUA ficou em sexto e o feminino em terceiro, ficando com a medalha de bronze. As mulheres ganharam a prata em 2008, junto com medalhas de ouro na Eurocopa de 2009 e Copa do Mundo da Organização Mundial de Voleibol Paralímpico de 2010. Os homens ficaram com a prata nos jogos Parapanamericanos de 2007, perdendo por pouco a oportunidade de participar da Paralimpíada de 2008.

Modificações da quadra

Enquanto no vôleibol tradicional a quadra mede 9m por 18m, uma quadra de vôlei sentado mede 6m por 10m. A quadra é dividida ao meio pela linha central, fazendo duas quadras que medem 6m por 5m. A altura da rede é de 1.15m para homens e 1.05m para mulheres. As linhas de ataque são paralelamente posicionadas a 2m da linha central. As linhas de saque têm 1,75m. Elas são desenhadas dentro da zona de saque no fim de cada quadra. As linha da zona de saque são posicionadas a 2m da linha de fundo da quadra.

Regras específicas do voleibol sentado

A posição de cada jogador é determinada pela posição de sua parte inferior, a área de seus ombros até as nádegas. As mãos e pernas podem ficar fora da quadra, na zona de ataque ou na zona livre. O jogador pode tocar a quadra oposta com a mão se parte da mão ficar em contato com a linha central ou acima dela. O jogador não pode tocar a quadra oposta com nenhuma outra parte do corpo. Ele pode se mover para o espaço do oponente, abaixo da rede, desde que não interfira na ação do oponente. O jogador deve manter as nádegas na quadra quando fizer qualquer tipo de ataque. Um jogador da linha de trás é permitido para executar o ataque de qualquer altura, mas sua parte inferior não deve tocar ou atravessar a linha de ataque. Quando estiver jogando, o jogador deve manter alguma parte de cima do corpo em contato com a quadra, exceto por um momento de perda de contato durante uma jogada de defesa. O árbitro posiciona as palmas juntas, uma para cima e outra para baixo, estica os braços para o chão e levanta o braço superior para sinalizar "levantou do chão". O árbitro se posiciona ao lado da quadra por causa da altura da rede e da posição sentada dos jogadores.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível