Como regular freios a disco em bicicletas de passeio

Escrito por matthew ferguson | Traduzido por luiz henrique amaral alves
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Como regular freios a disco em bicicletas de passeio
Discos de freio devem ser ajustados para compensar o desgaste (mountain bike detail one image by Doug Stacey from Fotolia.com)

Freios a disco são um dos vários sistemas de freios encontrados em bicicletas de passeio. Efetivos mesmo quando molhados ou enlameados, os sistemas de freios a disco são comumente encontrados em mountain bikes. O "disco" é na verdade um rotor, preso à lateral da roda. Um conjunto de pastilhas dentro de uma pinça é responsável por pressionar o rotor durante a frenagem. À medida em que as pastilhas se desgastam, torna-se necessário aumentar a pressão no manete de freio. Ajustar o freio a disco envolve regular a folga das pastilhas para compensar o desgaste das mesmas.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Calibre de lâmina de 0,3 mm
  • Chave Allen de 3 ou 5 mm (a que for necessária)

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Instruções

  1. 1

    Encontre o parafuso de ajuste ou chaveta em ambos os lados da pinça de freio. Alguns modelos utilizam um parafuso para ajuste da folga da pastilha. Estes modelos requerem uma chave Allen de 3 mm ou de 5 mm para o seu ajuste. Alguns modelos usam uma chaveta. Esses são ajustáveis manualmente

  2. 2

    Insira uma lâmina de calibre de 0,3 mm na folga entre o rotor e a pastilha de freio do lado oposto ao cubo da roda. Existe uma pastilha em cada lado do disco. Uma é disposta mais distante do cubo da roda que a outra.

  3. 3

    Gire o parafuso de ajuste ou a chaveta no sentido horário para aproximar a pastilha exterior do rotor. Enquanto ajusta, mexa com a lâmina de calibre para dentro e para fora da folga até sentir que começou a prender. Ela deverá ser tocada e presa pela pastilha e pelo rotor ao mesmo tempo.

  4. 4

    Insira a lâmina calibre de 0,3 mm na folga entre o rotor e a pastilha do lado próximo ao cubo da roda.

  5. 5

    Gire o parafuso de ajuste ou a chaveta no lado interno da pinça para aproximar a pastilha com o rotor. Ajuste até que sinta a lâmina ficar presa enquanto você a movimenta para dentro e para fora.

Dicas & Advertências

  • A pressão aplicada na lâmina calibre deve ser suficiente para que possa entrar e sair da folga sem fica totalmente presa.

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