×
Loading ...

Como regular e limpar máquinas de raspar cabelo

Atualizado em 17 abril, 2017

As máquinas de cortar cabelo podem ser objetos muito temperamentais. Não há nada pior do que sentar-se para cortar o cabelo e tê-lo arrancado de sua cabeça por pentes soltos ou sujas. Felizmente a tarefa de ajustar os pentes para um corte perfeito pode ser realizada até mesmo por novatos. Se você está planejando raspar a cabeça inteira ou apenas fazer o pezinho da nuca, é sempre aconselhável verificar os pentes e fazer pequenos ajustes antes de começar.

Instruções

Garotinho raspando a cabeça com máquina (haircut 5 image by sonya etchison from Fotolia.com)
  1. Comece identificando o tipo e o tamanho da chave de fenda que você vai precisar. Há um parafuso que prende as lâminas de corte dos cortadores e aparadores diretamente à parte de baixo de metal. A maioria dos cortadores e aparadores exigem chaves de fenda de cabeça chata, mas é sempre bom verificar.

    Loading...
  2. Solte o parafuso que liga as lâminas de corte ao corpo do cortador e deixe de lado. Remova as lâminas e tire qualquer cabelo que possa estar no interior do corpo do cortador. Uma escova de cerdas duras pode ser usada para limpar pelos pequeninos e teimosos. Não use água para limpar o corpo do cortador.

  3. Usando um pano macio seco, limpe suavemente as lâminas de corte. Use o pincel para remover todos os cabelos que possam estar alojados entre os dentes das lâminas. Coloque as lâminas de volta prendendo-as ao corpo da máquina.

  4. Aperte o parafuso até que as lâminas estejam seguras, mas não aperte-o completamente. Ligue a máquina e preste atenção ao barulho. Se os pentes estiverem fazendo um som muito alto, ou se as lâminas estiverem soltas, desligue a máquina e aperte o parafuso mais uma vez. Continue até o cortador fazer um ruído bem baixo com as lâminas se movendo corretamente. Apertar demais os pentes fará com que o cabelo seja puxado durante o corte. Se os pentes estiverem muito soltos, os cabelos não serão cortados direito. Se você perceber qualquer um desses problemas durante o corte, basta apertar ou afrouxar o parafuso até que a regulagem esteja correta.

  5. Ligue a máquina e coloque na parte superior das lâminas uma pequena gota do óleo feito especificamente para este fim. Mantenha a máquina ligada até que o óleo tenha sido absorvido pelas lâminas. Use um pano limpo e seco para limpar o excesso. O óleo projetado especificamente para máquinas de cortar cabelo é vendido junto com o aparelho e pode ser encontrado em qualquer perfumaria.

Loading...

Aviso

  • Os dentes das lâminas de corte são afiados e podem cortar a pele. Tenha cuidado ao manuseá-las.
  • Nunca use água para limpar o corpo da máquina.
  • Certifique-se de que os cortadores estão desligados, exceto quando você estiver fazendo o teste descrito no Passo 4.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Escova pequena para tirar pó
  • Pano macio limpo
  • Óleo específico para máquinas de cortar cabelo e aparadores de pelos

Referências

Loading ...
Loading ...