Como regular o tensor do braço de uma guitarra

Escrito por simon foden | Traduzido por lucas alex rhossard
Como regular o tensor do braço de uma guitarra
A umidade pode fazer com que o braço de uma guitarra fique desregulado (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

O ângulo do braço de uma guitarra influencia no seu som e em como ela é tocada. Se estiver curvado para trás, as cordas vão arranhar os trastes. Se estiver curvado para frente, será difícil fazer notas limpas. Dentro do braço há um tensor, uma barra de metal que permite que você ajuste o ângulo dele. É importante tratar o tensor com cuidado, apertar ou soltar de forma exagerada pode danificar o braço. Mas ajustes pequenos e de correção podem aumentar drasticamente a qualidade da guitarra.

Instruções

  1. 1

    Analise o braço para determinar o tipo de curvatura e o ajuste a ser feito. Examine o instrumento de lado. Se estiver muito empenado, você verá que o braço vira para cima ou para baixo em relação ao corpo da guitarra. Se a distância entre as cordas e os trastes aumentar muito nos trastes mais altos, é um sintoma que o a curva é para frente. Se a análise visual não mostrar o problema, toque a guitarra. Toque as primeiras casas das cordas Sol, Si e a Mi de cima. Se o braço estiver curvado para trás, não haverá espaço suficiente entre as cordas e as casas, e elas vão tremer e chiar ao serem tocadas nessas casas.

    Como regular o tensor do braço de uma guitarra
    Olhe para a guitarra para identificar um braço desregulado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2

    Diminua a tensão nas cordas. Você não precisa removê-las completamente, mas solte-as de forma que elas não façam pressão no braço.

    Como regular o tensor do braço de uma guitarra
    Use um encordoador para acelerar o processo se tiver um (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  3. 3

    Encontre a ponta do tensor. Alguns tensores saem pelo headstock (ou mão); outros aparecem na parte de baixo do braço, onde ele encontra o corpo da guitarra. Se você não consegue vê-lo próximo ao corpo, ele está no topo. Algumas vezes há uma cobertura sobre o tensor no headstock. Remova a cobertura com uma chave philips.

    Como regular o tensor do braço de uma guitarra
    O tensor está localizado sob esta cobertura em forma de sino (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. 4

    Insira a chave hex. Aperte o tensor para corrigir uma curvatura para trás e alivie-o se o braço estiver arqueado para frente. Se você estiver ajustando pelo headstock, vire a chave em sentido horário para apertar e em sentido anti-horário para soltar o tensor. Faça o contrário quando o tensor estiver na outra ponta do braço. Não gire mais que um quarto de círculo de cada vez.

  5. 5

    Afine as cordas. Chegar ao ângulo correto é uma tarefa difícil, já que a tensão das cordas compensa a tensão do tensor. Quando for corrigir um arqueamento para trás, você não saberá se ajustou corretamente até que as cordas estejam na tensão máxima porque elas "puxam" levemente o braço.

  6. 6

    Reajuste o tensor, se necessário. Se o braço ainda estiver curvado quando as cordas estiverem afinadas, solte as cordas e gire mais um pouco o tensor com a chave.

Dicas & Advertências

  • Se você ouvir o som de rachadura, pare de ajustar o tensor.

O que você precisa?

  • Encordoador (opcional)
  • Chave philips
  • Chave hexagonal

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível