Educação e ciência

Reino Animal: Filos e classes

Escrito por elizabeth jennings | Traduzido por daniela reis
Reino Animal: Filos e classes

Primatas, como chimpanzés e humanos, fazem parte do reino animal

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Carolus Linnaeus transformou o mundo da ciência ao formular um sistema para classificar e nomear todos os organismos e, apesar de o sistema ter sofrido algumas mudanças ao longo dos anos com novos esclarecimentos — e, de fato, ainda estar mudando — os sistemas atuais utilizam sete classificações em ordem decrescente: Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie.

Outras pessoas estão lendo

Classificação

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os reinos são as classificações mais abrangentes dos organismos, sendo filo a segunda mais abrangente e, em seguida, a classe. Cada categoria descendente precisa dos membros dessas categorias para terem mais e mais em comum. Por exemplo, os mamíferos fazem parte do reino animal, mas os peixes também o fazem. Contudo, os mamíferos são classificados como Reino Animal: Filo Cordado: Classe Mamíferos, enquanto os peixes são classificados como Reino Animal: Filo Cordado: Classe Peixe.

Reino Animal

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O reino animal é o maior reino existente e é constituído por animais com desde poucas células a várias toneladas. Estimativas de quantos animais existem no planeta variam entre 2 milhões e 10 milhões. Todos os membros do reino animal possuem as seguintes características em comum, de acordo com a Universidade de Michigan: (1) Animais são organismos multicelulares e heterotróficos, o que significa que possuem múltiplas células e dependem diretamente ou indiretamente de outros organismos para se alimentarem. (2) Animais não possuem paredes celulares, que são rígidas membranas presentes nas células das plantas. (3) Todos os animais, exceto as esponjas, consistem de células organizadas em tecidos (assim como músculo ou esqueleto ósseo), que realizam funções específicas. Em muitos animais, esses tecidos se especializarão em órgãos (estômago, pulmões, etc.). A maioria dos animais são insetos, mas moluscos e nematódeos também são muito diversos; reproduzem-se sexualmente (um óvulo e um esperma de dois indivíduos), são capazes de movimentos complexos e também relativamente rápidos.

Filo dos Cordados

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O reino animal é dividido em dois tipos de filos — Vertebrados e Invertebrados. O filo dos vertebrados possui um único grupo (filo dos cordados) e consiste nos animais com espinha dorsal — normalmente constituídas de ossos rígidos e minúsculos (como nos humanos), mas também podendo ser de cartilagem (como nos tubarões). Vertebrados também são bilateralmente simétricos, o que significa que ambos os lados esquerdo e direito do corpo são iguais.

Filo dos Invertebrados

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os invertebrados são divididos em oito filos: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nemátodos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e Equinodermos. Os poríferos têm poros por todo o corpo, como as esponjas, e alguns deles têm órgãos perfuradores especializados chamados de nematocistos, como as águas-vivas. Anêmonas marinhas e corais também são exemplos de cnidários. Platelmintos, nemátodos e anelídeos são todos tipos de vermes. Platelmintos incluem as tênias (como vermes do intestino); nemátodos as lombrigas; e anelídeos os vermes segmentados (como as minhocas da terra). Os pertencentes ao filo dos moluscos consistem em moluscos, que possuem corpos macios e conchas. Artrópodes possuem uma casca externa por todo o corpo chamado de exoesqueleto e apêndices emparelhados, articulados (como se vê nas lagostas). Os equinodermos possuem espinhos externos (assim como estrelas-do-mar e as bolachas-da-praia).

Classes

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O filo dos cordados possui cinco classes: Aves, Peixes, Répteis, Mamíferos e Anfíbios. Os humanos estão na classe dos mamíferos. O filo dos moluscos tem sete classes; o filo dos artrópodes, seis classes; o filo dos equinodermos tem cinco classes; os filos de poríferos, cnidários, platelmintos e anelídeos possuem, todos, três classes cada. O filo dos nemátodos possui duas classes.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media