×
Loading ...

Reinstale os drivers de mouse USB no Ubuntu

Atualizado em 17 abril, 2017

O Ubuntu detecta e configura automaticamente drivers de mouse e de teclado no seu sistema. Porém em alguns raros casos é necessário reinstalar totalmente esses dispositivos para que eles funcionem corretamente. O sistema responsável por gerenciar esses drivers é conhecido como o "Servidor X.Org" (ou só "xorg") que é o sistema de janelas X usado no Linux. Ele é a base de toda a parte gráfica do Ubuntu. Ou seja, talvez seja necessário reinstalar o ambiente de janelas xorg para conseguir ativar seu mouse ou teclado USB.

Instruções

Os drivers de dispositivos externos, como o mouse, são controlados pelo servidor xorg no Ubuntu (mouse image by rafalwit from Fotolia.com)
  1. Ligue seu computador e conecte-se.

    Loading...
  2. Pressione as teclas "Ctrl + Alt + F1" para acessar o console de linha de comando. Sua tela ficará preta e seu login e senha podem ser solicitados. Caso necessário, faça seu login.

  3. Insira o comando "sudo apt-get remove --purge xserver-xorg" (sem as aspas) e tecle "Enter". Isso vai limpar a configuração atual do xorg.

  4. Insira o comando "sudo apt-get install xserver-xorg" (sem as aspas) e tecle "Enter". Um servidor xorg novo será instalado.

  5. Reconfigure o xorg inserindo o comando "sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg" (sem as aspas).

  6. Reinicie seu computador e conecte-se.

  7. Acesse novamente o console de linha de comando (Passo 2).

  8. Insira o comando "sudo nano -B /etc/X11/xorg.conf" (sem as aspas) e tecle "Enter". Insira sua senha quando solicitado.

  9. Edite a configuração de arquivos do xorg de forma que as linhas fiquem assim: Option "Device" "/dev/ttyUSBx" ("x" é o número da porta USB em uso) Option "Protocol" "auto"

  10. Mantenha a tecla "Ctrl" pressionada e tecle "X". Agora o Ubuntu vai perguntar se você quer salvar as alterações feitas. Digite "Y" e tecle "Enter" para salvar as configurações de arquivo do xorg. Agora os drivers do mouse USB estão instalados.

  11. Insira o comando "sudo /etc/init.d/gdm restart" (sem aspas) para reiniciar o servidor X. Caso seu mouse ainda não funcione, prossiga para o Passo 12 para desfazer essas alterações.

  12. Acesse o console de linha de comando (Passo 2).

  13. Insira o comando "cd /etc/X11" e em seguida "sudo cp xorg.conf~ xorg.conf" (ambos sem as aspas). Com isso as alterações foram desfeitas. Recomece do Passo 8 e tente usar um número de porta USB diferente no Passo 9 (ou seja, Option "Device" "/dev/ttyUSBx").

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...