×
Loading ...

Rejunte para azulejos de chuveiro versus silicone

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O rejunte e o silicone são dois materiais de construção muito diferentes, porém usados nos mesmos projetos. Ambos são amplamente utilizados principalmente em banheiros e cozinhas, onde a umidade pode ser uma causadora de problemas. O rejunte é um agente ligante e selador que adere mais facilmente ao azulejo, enquanto o silicone é uma massa de calafetagem geral, adequada para ajudar na proteção contra a umidade. Na maioria dos projetos, você precisará de ambos para deixar protegidos os azulejos do chuveiro.

Use o rejunte entre os azulejos, e o silicone nos cantos do chuveiro (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Rejunte

O rejunte é o composto usado para revestir os espaços entre os azulejos do chuveiro. As linhas preenchidas pelo rejunte podem variar em tamanho, dependendo do azulejo, mas são normalmente mais largas para azulejos cerâmicos e mais finas para porcelanatos. O rejunte pode ser encontrado em diversas cores para combinar com os azulejos e também pode ser do tipo com areia ou sem areia. A versão arenosa é usada para preencher espaços mais largos entre azulejos cerâmicos, enquanto o rejunte sem areia é usado para porcelanatos.

Loading...

Usos

O rejunte é uma parte necessária dos azulejos do chuveiro -- não é possível substituir todo o rejunte por silicone. Ele é projetado para formar uma linha firme após a secagem, mantendo o azulejo no lugar e ajudando a protegê-lo de movimentos e da umidade. Ele é comumente usado em combinação com um selador de rejunte em chuveiros para aumentar a proteção contra a água e não é projetado para ser flexível.

Silicone

O silicone é um tipo de massa para calafetagem projetada especialmente para instalações que envolvam azulejos em áreas úmidas, como chuveiros. O silicone proporciona um alinhamento impermeável, ideal para proteger os cantos e espaços presentes ao redor do chuveiro. Diferentemente do rejunte, ele não pode ser encontrado em várias cores e texturas para combinar com os azulejos; porém, ele é aplicado como uma massa para calafetagem tradicional.

Usos

O silicone é ideal para o uso ao longo das bordas do chuveiro, onde um azulejo encontra o outro ou quando o chuveiro encontra a parede ou teto. O silicone é flexível e capaz de absorver mudanças estruturais nesses locais, diferentemente do rejunte. O silicone também proporciona a impermeabilização necessária nesses locais, algo que o rejunte não pode oferecer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...