Relação entre roupas "sauna suit" e a perda de peso

Escrito por dan gaz | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As roupas para ginástica do tipo "sauna suit" são vestes de plástico monocromáticas que se parecem às usadas pelos astronautas. Elas não parecem confortáveis e não são atrativas, mas as pessoas que as usam costumam suar bastante. É importante, no entanto, saber se essas roupas realmente favorecem a perda de peso do corpo.

Outras pessoas estão lendo

Função

Pessoas que usam roupas de ginástica "sauna suit" praticam exercícios físicos em roupas de nylon, com o objetivo de suar profusamente. Alguns atletas de esportes radicais utilizam essas roupas como um meio de reduzir peso de forma dramática, ainda que a curto prazo, a fim de se preparar para uma próxima competição, jogo ou luta. Elas, no entanto, não fazem nada para promover a perda de peso a longo prazo, de acordo com Stew Smith, consultor de fitness do site Military.com.

Equívocos

Dessa forma, basta colocar sua roupa "sauna suit" para suar e eliminar os quilos extras, certo? Não exatamente. Você suará muito mais do que o normal, já que está fechando sua pele e evitando que o suor evapore, que é uma parte natural do sistema de condicionamento de ar do corpo humano conhecido como termorregulação.

Todo o "peso" que acha que está perdendo é imediatamente recuperado quando tomar a primeira (e 15º) garrafa de água ao terminar a prática do exercício, pois você só estará perdendo peso de água.

Ainda assim, a roupa cumpre exatamente o papel ao qual foi projetada: fazer você suar.

Benefícios

Pode haver apenas um benefício no uso da roupa "sauna suit": a remoção de toxinas. Ao suar deliberadamente com o uso da roupa, eletrólitos e água são removidos do corpo, e a maioria dos fabricantes dessas roupas também afirmarão que diversas toxinas são removidas do corpo.

Talvez seja bom demais para ser verdade. De acordo com a Dra. Dee Anna Glaser, professora de Dermatologia da Universidade de St. Louis, "suar apenas por suar não traz nenhum benefício, já que a mera transpiração não libera grandes quantidades de toxinas."

Alerta

Smith do site Military.com, adverte quem pretende suar para entrar em forma: "Os perigos de suar para perder peso são graves — incluem superaquecimento (insolação), perda extrema de eletrólitos (danos no rim e morte) e outras emergências cardiovasculares relacionadas".

Segundo a American Heart Association, o risco cardiovascular aumenta quando a umidade relativa do ar sobe acima de 70%. A umidade dentro de uma roupa "sauna suit" é de 100%.

Considerações

Para se tornar uma pessoa mais saudável e em forma, mudanças no estilo de vida precisam ocorrer, segundo Smith do site Military.com. Evite dietas da moda, se alimente corretamente e seja mais ativo. O resultado final lhe trará mais satisfação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível