×
Loading ...

Relação de fontes monoespaçadas

Atualizado em 19 julho, 2017

As fontes monoespaçadas apresentam caracteres com um valor fixo de largura. Isso significa que cada letra ocupa a mesma quantidade de espaço e, por exemplo, uma letra minúscula "i" ocupa a mesma largura que uma letra maiúscula "M". Essas fontes eram mais comuns nos primórdios da computação, mas são ainda muito usadas por programadores para organizar o código e facilitar a sua leitura. Elas são também usadas ​frequentemente em tabelas, onde se alinham em colunas de forma mais adequada do que fontes de largura variável. Contudo, as fontes monoespaçadas não são ideais para a leitura normal, pois não possuem aspecto natural e não são esteticamente atraentes.

As fontes monoespaçadas apresentam caracteres com largura fixa (letterpress type blocks image by pdtnc from Fotolia.com)

Fontes monoespaçadas na internet

As fontes monoespaçadas Andale Mono e Courier New são normalmente utilizadas ​no sistema operacional Windows e também são compatíveis com os computadores Macintosh e com os sistemas operacionais Unix e Linux. A fonte Courier New foi criada para imitar os caracteres das máquinas de escrever e é frequentemente usada em tabelas e em documentações técnicas. Sua família de fontes inclui as variações de negrito, itálico e negrito itálico. Como qualquer fonte, ela deve ser instalada no computador e ser compatível com o navegador para que seja exibida corretamente.

Loading...

Fontes monoespaçadas no Windows

Além da Andale Mono e da Courier New, as fontes Consolas e Lucida Console também são frequentemente utilizadas em aplicativos para Windows, como o Microsoft Word. Essas fontes estão disponíveis no Office Mac 2008 e no Windows Server 2008. A Lucida Console é ideal para as letras maiúsculas e compactas em títulos de cartazes e anúncios e em cabeçalhos de manuais ou tabelas.

Fontes monoespaçadas nos computadores Mac

As fontes Courier e Monaco são comuns nos computadores Mac. A fonte Monaco foi desenvolvida para ajudar os leitores a diferenciar entre números e letras que possuem aparência semelhante. A letra maiúscula "O", por exemplo, muitas vezes é idêntica ou quase idêntica ao número zero e a letra minúscula "l" se assemelha ao número um. Isso causa problemas para usuários que precisam digitar senhas ou códigos de segurança, embora não seja uma dificuldade para a leitura de um livro ou de um artigo em que o contexto ajuda a diferenciá-las.

Fontes monoespaçadas nos sistemas Unix e Linux

As fontes Courier e Luxi Mono são geralmente utilizadas nos sistemas operacionais Unix e Linux. A Luxi Mono é uma fonte com serifas que se assemelha às letras do tipo Roman, possuindo um estilo decorativo, mas ainda compactando os caracteres de acordo com uma largura fixa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...