Mais
×

Relação de fontes monoespaçadas

Atualizado em 19 julho, 2017

As fontes monoespaçadas apresentam caracteres com um valor fixo de largura. Isso significa que cada letra ocupa a mesma quantidade de espaço e, por exemplo, uma letra minúscula "i" ocupa a mesma largura que uma letra maiúscula "M". Essas fontes eram mais comuns nos primórdios da computação, mas são ainda muito usadas por programadores para organizar o código e facilitar a sua leitura. Elas são também usadas ​frequentemente em tabelas, onde se alinham em colunas de forma mais adequada do que fontes de largura variável. Contudo, as fontes monoespaçadas não são ideais para a leitura normal, pois não possuem aspecto natural e não são esteticamente atraentes.

As fontes monoespaçadas apresentam caracteres com largura fixa (letterpress type blocks image by pdtnc from Fotolia.com)

Fontes monoespaçadas na internet

As fontes monoespaçadas Andale Mono e Courier New são normalmente utilizadas ​no sistema operacional Windows e também são compatíveis com os computadores Macintosh e com os sistemas operacionais Unix e Linux. A fonte Courier New foi criada para imitar os caracteres das máquinas de escrever e é frequentemente usada em tabelas e em documentações técnicas. Sua família de fontes inclui as variações de negrito, itálico e negrito itálico. Como qualquer fonte, ela deve ser instalada no computador e ser compatível com o navegador para que seja exibida corretamente.

Fontes monoespaçadas no Windows

Além da Andale Mono e da Courier New, as fontes Consolas e Lucida Console também são frequentemente utilizadas em aplicativos para Windows, como o Microsoft Word. Essas fontes estão disponíveis no Office Mac 2008 e no Windows Server 2008. A Lucida Console é ideal para as letras maiúsculas e compactas em títulos de cartazes e anúncios e em cabeçalhos de manuais ou tabelas.

Fontes monoespaçadas nos computadores Mac

As fontes Courier e Monaco são comuns nos computadores Mac. A fonte Monaco foi desenvolvida para ajudar os leitores a diferenciar entre números e letras que possuem aparência semelhante. A letra maiúscula "O", por exemplo, muitas vezes é idêntica ou quase idêntica ao número zero e a letra minúscula "l" se assemelha ao número um. Isso causa problemas para usuários que precisam digitar senhas ou códigos de segurança, embora não seja uma dificuldade para a leitura de um livro ou de um artigo em que o contexto ajuda a diferenciá-las.

Fontes monoespaçadas nos sistemas Unix e Linux

As fontes Courier e Luxi Mono são geralmente utilizadas nos sistemas operacionais Unix e Linux. A Luxi Mono é uma fonte com serifas que se assemelha às letras do tipo Roman, possuindo um estilo decorativo, mas ainda compactando os caracteres de acordo com uma largura fixa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article