Relacionamento horizontal e vertical nos negócios

Escrito por neil kokemuller Google | Traduzido por marina mendes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Relacionamento horizontal e vertical nos negócios
Relacionamentos construídos entre os empregados são importantes para o sucesso da empresa. (business colleagues preparing for business meeting image by Vladimir Melnik from Fotolia.com)

Dentro de uma empresa, existem dois tipos diferentes de relacionamentos profissionais: os horizontais e os verticais. São mantidos por meio da comunicação interna. O tipo de relação é baseada na posição hierárquica de cada participante dentro da empresa. Os dois tipos são importantes para garantir o sucesso empresarial.

Outras pessoas estão lendo

Bases do relacionamento horizontal

As relações horizontais são aquelas que envolvem duas pessoas ou um grupo de pessoas com um trabalho de nível semelhante dentro da organização. Podem ser entre colegas de companhia ou de departamento, grupo de trabalho ou um time que trabalha em colaboração como parte dos processos normais de trabalho. A importância do trabalho em equipe, no ambiente de trabalho, aumentou no século 21, tornando esses tipos de relacionamentos horizontais especialmente importantes para o sucesso dos negócios.

Formal vs. Informal

O relacionamento horizontal nos negócios normalmente inclui tanto componente formal quanto informal. Os aspectos formais incluem discussões de trabalho, troca de informação e outras conversas com a intenção de dar andamento ao trabalho. A comunicação informal e os atributos são muito importantes em relacionamentos horizontais para os negócios. Muitas organizações incentivam o desenvolvimento da relação de igual para igual ao oferecer oportunidades sociais e atividades em equipe. Essas relações também desenvolvem, através de encontros durante o intervalo, conversas que vão além das atividades de trabalho.

Relacionamentos verticais nos negócios

Os verticais acontecem quando duas pessoas, de níveis diferentes dentro de uma empresa, interagem. Basicamente, isso significa que existe a relação entre um superior e um subordinado. Geralmente, isso envolve um empregado conectado ao seu superior mais próximo. Também pode haver relações que vão além de dois ou mais níveis de hierarquia dentro da empresa. Por exemplo, em algumas organizações, o gerente pode tentar construir trabalho em equipe e cooperação ao interagir regularmente com os empregados.

Comunicação para cima vs. para baixo

Os relacionamentos verticais do trabalho se desenvolvem através de tipos de comunicação interna para cima ou para baixo. A comunicação para cima acontece quando um empregado se comunica com outro de nível mais alto ou com o gerente. A comunicação para baixo é a iniciada de um gerente para seus subordinados. No artigo de 1959 "Vertical and Horizontal Communication in Formal Organizations", Richard L. Simpson observou que a comunicação do gerente para baixo geralmente é instrutiva, enquanto que de baixo para cima é para dividir informação ou oferecer feedback.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível