Vendedores normalmente fazem relatórios de suas atividades para apresentá-los aos seus superiores como forma de mostrar os resultados de suas ações em um determinado período de tempo. Solicitado de forma semanal, mensal, trimestral, semestral e/ou anual, um relatório de atividades ajuda o administrador a entender o trabalho de cada vendedor, em cada área e em cada tipo de produto ou serviço vendido, permitindo-lhes ajustar responsabilidades e reorganizar a estrutura, conforme necessário. Algumas empresas entregam um formulário de atividades para ser preenchido pelos funcionários, outras pedem a elaboração de planilhas e, algumas, solicitam um breve relatório.
Instruções
-
Reúna os números de vendas necessários para o período relatado. Isto é mais fácil para os vendedores que mantêm seus registros atualizados do que para aqueles que esperam até a data limite de entrega dos relatórios para fazê-lo.
-
Caso a empresa tenha fornecido o relatório de atividades, complete-o preenchendo todos os campos.
-
Compile os dados que precisa para completar a planilha do relatório de atividades, se necessário. Cheque novamente as informações antes de entregá-la à gerência.
-
Caso a empresa não forneça um formulário padrão e espera que você entregue mais do simplesmente uma planilha, utilize um memorando para informar os dados.
-
Apresente as informações necessárias, que podem variar de empresa para empresa. Considere inserir os seguintes tópicos: quantas visitas a clientes você fez, em quais mostras de fornecedores você participou ou assistiu, quantas demonstrações de produtos você realizou, quantas propostas você enviou e quantas continuam pendentes. Mas o mais importante é: diga ao seu leitor quantos clientes novos você conquistou para a empresa através de seus esforços como vendedor.
-
Escreva de forma clara e sucinta. Quando possível, para apresentar os dados, utilize gráficos e diagramas ao invés de escrever sobre eles.
-
Corrija os dados de seu relatório de atividades antes imprimi-lo e/ou enviá-lo à gerência.