×
Loading ...

Como relaxar o músculo puborretal

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O músculo puborretal ajuda a controlar a eliminação durante uma evacuação intestinal. O músculo fica conectado ao esfíncter anal, que permanece contraído oposto ao sistema muscular puborretal. Existem certas circunstâncias em que uma pessoa precisa relaxar esse sistema muscular, como durante a inserção de um supositório médico ou para reduzir o desconforto para homens que passem por um exame retal comum para verificar a saúde da próstata, então a capacidade de relaxar este músculo torna-se uma habilidade muito útil.

Instruções

O músculo puborretal pode ser relaxado de acordo com sua vontade, quando necessário, desenvolvendo a capacidade de estar ciente das sensações nervosas na área ao redor (anatomy_red image by Sergey Tokarev from Fotolia.com)
  1. Pratique diariamente o ato de ficar mais ciente dos nervos sensoriais na área retal de seu corpo ao experimentar movimentos intestinais regulares. Familiarize-se com o feedback neurológico (sensações) que você experimenta quando o músculo puborretal automaticamente relaxa juntamente com o esfíncter anal para permitir um movimento intestinal eficaz.

    Loading...
  2. Faça uma memorização consciente das sensações neurológicas sentidas toda vez que o passo 1 é feito por um período de duas a quatro semanas. Tente reproduzir a sensação do grupo muscular relaxado mentalmente, lembrando qual a sensação daquele estado de relaxamento do músculo.

  3. Pratique fazendo sua "memória" das sensações ocorrerem fisicamente quando estiver confiante de que sabe bem qual a sensação do músculo puborretal e do esfíncter anal relaxados. Concentre-se enquanto expande e contrai os grupos musculares pélvicos deliberadamente e continue praticando até que seja capaz de sentir as mesmas sensações aprendidas para ficar mais ciente desses dois músculos durante as evacuações intestinais, quando eles relaxam automaticamente como parte da ação reflexiva.

  4. Continue praticando sua nova habilidade para relaxar deliberadamente o músculo puborretal e os do esfíncter anal ao mesmo tempo, uma ou duas vezes ao longo de cada dia, de preferência dentro de duas ou três horas após cada evacuação intestinal para evitar um escape fecal acidental.

Loading...

Dicas

  • Fale com um médico se estiver passando por constipação frequente, o que pode ter trazido você a este artigo. Em alguns casos, contatou-se que o biofeedback pode ajudar muito quem está passando por um funcionamento anormal dos músculos puborretal e esfíncter anal.

Referências

Loading ...
Loading ...