O que é um relê EDM

Escrito por dan ferrell | Traduzido por ricardo guardati
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O que é um relê EDM
O relê é um componente da parte eletrônica do motor (12 volt relais, relay image by Sascha Zlatkov from Fotolia.com)

Um relê da Eletrônica Digital do Motor (EDM) é usado em muitos Porsches e em alguns modelos da BMW. Ele é, de fato, um componente de retransmissão dupla em um só. O relê principal é utilizado para disparar a unidade de controle do EDM (computador), enquanto que o secundário fornece energia para a bomba de combustível e aquece o interior do sensor de oxigênio. Falhas no sistema de injeção estão geralmente relacionadas com o relê EDM, mas alguns técnicos parecem ter encontrado uma solução.

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Significado

Você pode encontrar o relê EDM nos modelos Porsche 944, 924 e 968. A BMW o utiliza para os modelos BMW 318I E36 E30 de 1992-1995, BMW 318IC de 1991-1992, BMW 318IC E36 de 1994-1995, BMW 318is E36 de 1991-1995, BMW 318ti E36 de 1995-1995 e BMW 318i E30 de 1991-1992.

Função

O circuito primário dentro da unidade de controle de relê carrega uma quantidade muito pequena de voltagem e amperagem, que corre através de uma bobina de pequeno porte. Esta corrente primária é utilizada para controlar uma corrente muito maior no caminho secundário à outra bobina instalada. Esta corrente secundária é então utilizada para ligar a bomba de combustível.

Identificação

O relê EDM é um pequeno cubo de cerca de 2,5 cm, que pode ser localizado sob o capô no compartimento do motor, dentro do fusível e caixa de relê sob o assento do motorista ou no interior de uma caixa de fusíveis, escondida sob o painel. Ele pode estar marcado com a legenda "DME-relais" na parte superior.

Considerações

Problemas para ligar o carro ou com o motor morrendo na estrada (mas ligando de novo após esfriar) são situações comuns associadas com um relê EDM que pode estar chegando ao fim de sua vida útil. Isso pode ocorrer devido à quebra de juntas de solda no interior do aparelho - a causa mais comum - ou uma falha no diodo interno.

Prevenção/Solução

Técnicos em automóveis recomendam, basicamente, duas maneiras de lidar com um relê EDM. Primeiro, você pode levar um de reserva dentro do porta-luvas, pronto para ser instalado sempre que o aparelho falhar, para evitar ficar na rua a caminho de casa, ou pode reforçar as juntas de solda da unidade. Steve Grosekemper, chefe de departamentos da Dieter's Motor Sports, recomenda a solda nas articulações da placa do circuito do relê para evitar que o calor quebre as ligações. Tenha em mente que um diodo no circuito primário também pode ser a causa da falha. Ele pode ser removido e substituído por um novo, sendo encontrado na maioria das lojas de auto peças eletrônicas.

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