Problemas com o relé da ventoinha de arrefecimento do Mégane

Os relés da ventoinha de arrefecimento do Mégane podem ser consertados sem gastar muito

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Um dos principais problemas dos relés da ventoinha de arrefecimento do Renault Mégane é seu componente elétrico, e a parte elétrica de alguns veículos está sujeita a uma taxa de falhas mais alta, pois seu projeto é mais complexo e seus circuitos são mais suscetíveis à interferência externa.

Fonte de energia do relé e aterramento

Esses são os dois primeiros componentes a se verificar se a ventoinha não ligar quando você liga o ar condicionado. Uma bobina de um relé que esteja funcionando possui resistência entre 40 e 80 Ohms, mas se a resistência estiver muito alta, mesmo que a bobina esteja funcionando, o relé não funcionará, e você terá uma falha no sistema. Ela também pode falhar quando a carga elétrica do circuito for alta demais para ela, o que é conhecido como corte. Quando a bobina não oferecer resistência, o relé precisará ser substituído por um novo, pois não irá mais funcionar.

Válvula termostática

A válvula termostática pode fazer que os relés das ventoinhas não funcione corretamente, pois ambos ficam ligados em série no circuito, o que significa que a corrente elétrica passa diretamente entre eles, e se um parar de funcionar, o outro também será afetado. Se os relés não estiverem funcionando corretamente, você pode tentar tirar o termostato do circuito, passando um fio diretamente até os relés. O lado negativo é que, se removê-lo do circuito, você perderá suas funções, e isso deve ser levado em conta antes de decidir pela remoção. Verifique a integridade do invólucro da válvula, que é responsável também por regular a temperatura.

Fusíveis

Verifique a funcionalidade dos fusíveis que são ligados ao relé da ventoinha de arrefecimento, pois eles podem ter estourado ou parado de funcionar por algum motivo, fazendo com que o relé não ligue. A maioria dos Méganes usa quatro relés que trabalham em conjunto no compartimento interno, que fica na parte inferior do painel, do lado do motorista; então pode ser difícil detectar onde exatamente é o problema. Verifique todos os fusíveis, de cima para baixo, para entender qual é efetivamente o defeito. O fusível 14 costuma apresentar problemas, assim como o relé D, que é um pequeno, o segundo de cima para baixo nesse compartimento.

Fiação

Os relés são conectados aos fusíveis e ao resto do circuito por fios elétricos. Se esses fios forem cortados ou danificados, o circuito não irá funcionar; então você deve examinar todos os fios relevantes que fiquem próximos ao relé. Muitas vezes, o problema da fiação não é a estrutura dos fios, mas danos ao seu isolamento ou derretimento dos componentes internos, causados pelo calor dos componentes que ficam próximos. Examine os fios desse circuito e veja se estão encostando em algum componente que possa derretê-lo ou causar interferência, como um rastreador GPS ou algum objeto que esteja transportando, como um sistema de som. A interferência é um problema comum nos carros mais antigos, principalmente com os sistemas de chave eletrônica que usam frequências de 418 e 433.92 MHz.

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