Relembrando a copa de 2010

Escrito por eileen rivera | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Relembrando a copa de 2010
A Copa do Mundo de 2010 foi sediada na África do Sul (Getty Images)

A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) é o órgão internacional que administra a prática do futebol. Em 2007, a associação contava com 208 países membros. A cada quatro anos, a FIFA organiza a Copa do Mundo onde 32 times competem entre si para ver qual deles é o melhor do mundo.

Outras pessoas estão lendo

Regras

Na primeira rodada do campeonato, todos os 32 times qualificados participam. Há oito chaves, cada uma com quatro seleções. Os times de uma mesma chave competem entre si e os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final. Essa fase é composta por oito jogos, onde o primeiro colocado de uma chave joga contra o segundo colocado de outra chave. O vencedor de cada uma dessas partidas passa para as quartas de final, fase que tem quatro jogos e da qual quatro seleções saem vencedoras. Esses quatro times jogam, então, as semifinais, nas quais duas seleções são desclassificadas. As duas seleções restantes se enfrentam na final da Copa do Mundo.

Seleções participantes

Os 32 times participantes da Copa do Mundo são os finalistas das Eliminatórias da Copa do Mundo. A FIFA possui seis zonas continentais e a confederação de cada uma dessas zonas é responsável pela organização das Eliminatórias dentro da sua circunscrição. Os países classificados para a Copa de 2010 foram: Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil, Honduras, México, Estados Unidos da América, Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Eslováquia, Eslovênia, Sérvia, Grécia, Itália, França, Espanha, Portugal, Algéria, Costa do Marfim, Nigéria, Camarões, África do Sul, Gana, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia e Austrália.

Jogadores

Dentre os destaques da Copa de 2010 podemos citar: Lionel Messi, da Argentina; Kaká, do Brasil e Cristiano Ronaldo, jogador da seleção portuguesa. Até o final da copa de 2010, Messi tinha marcado 13 gols em 44 partidas pela seleção de seu país e muitos mais pelo Barcelona, time espanhol pelo qual ainda joga. Messi foi eleito melhor jogador da Copa de 2010 pela ESPN. Kaká assinou seu primeiro contrato profissional em 2001, com o São Paulo Futebol Clube, quando tinha apenas 15 anos. Em 2007, foi premiado com a Bola de Ouro (futebolista do ano na Europa) e em 2009 a FIFA o elegeu melhor jogador do mundo. Cristiano Ronaldo foi considerado o segundo melhor jogador da Copa de 2010 pela ESPN. Ele ganhou o prêmio de melhor do mundo segundo a FIFA em 2008.

Favoritos

Os favoritos para ganhar a Copa de 2010 eram Inglaterra, Itália, Espanha, Brasil, França, Argentina, Alemanha e Holanda. A Inglaterra venceu nove das dez partidas que jogou durante as eliminatórias. A Alemanha foi finalista da Copa do Mundo sete vezes e venceu o campeonato três vezes. A Holanda saiu campeã em todos os oito jogos dos quais participou durante as eliminatórias. A Itália, que até então detinha o título, é tetracampeã do campeonato. O Brasil venceu a Copa do Mundo cinco vezes.

Curiosidades

Diego Maradona estreou como técnico da seleção Argentina na Copa de 2010 na partida de abertura contra a Nigéria. Coincidentemente, foi contra essa seleção que Maradona jogou sua última partida como atleta da seleção de seu país, na Copa de 1994. O técnico da Dinamarca, Morten Olsen, já ocupava o cargo há dez anos (e ainda dirige a seleção dinamarquesa). Nenhum outro técnico participante da Copa de 2010 estava sob o comando de sua seleção por tanto tempo. A última vez em que o Brasil não chegou às quartas de final foi no ano de 1966.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível