Mais
×

Como fazer relógios de atividades para crianças

Atualizado em 13 março, 2018

Um relógio de atividades fornece uma ajuda na hora de familiarizar as crianças com o tempo. Oferecer diversas atividades aos estudantes os oferece muitas chances de melhorar suas habilidades de ler um relógio. As atividades se encaixam na grade de matemática básica e, em casa, como um complemento das atividades escolares.

Um relógio de atividades faz com que as crianças digam as horas com facilidade (CLOCK image by SKYDIVECOP from Fotolia.com)

Relógio de prato feito de papel

Um relógio de prato feito de papel cria uma base natural para um relógio prático. As crianças escrevem os números nas bordas do prato em espaços igualados entre si. Começar com o três, seis, nove e o 12 oferece uma moldagem boa para preencher com os outros números. Cada criança precisa de dois ponteiros para o relógio, um deles um pouco maior, para os minutos. Use um fixador de papel de metal para segurar os ponteiros no meio do relógio. As crianças podem manipular os ponteiros para fazer diferentes horários.

Outra opção para um relógio mais durável é usar espuma de artesanato. Corte uma folha grande em um círculo. Cole números de espuma de artesanato ao redor do círculo. Dê um acabamento aos números e os conecte ao relógio, com clipes.

Relógio de trabalho

Fazer um relógio de verdade permite que as crianças pratiquem a contagem de horários regulamente. Procure por engrenagens em lojas de artesanato ou de hobby. As engrenagens podem ser usadas com diferentes objetos para fazer o relógio. Uma opção simples é usar um CD velho como base. Você muito provavelmente precisará de anilhas maiores do que as que vêm no kit, para segurar o CD. Essas pequenas anilhas estão disponíveis em lojas de materiais de construção. Deixe as crianças decorarem os CDs com tinta ou papel, antes de dar movimento ao relógio.

Horário de planejamento

Relógios de papel que representam um planejamento diário oferecem uma maneira de visualizar os horários. Recorte vários círculos do papel de dobradura para fazer os relógios. Você precisará deles para cada mudança no planejamento. Em sala de aula, isso pode incluir relógios para leitura, matemática, férias, almoço, ciências, artes, música e o final do dia. Em casa, pode-se incluir café da manhã, horário de brincar, almoço, jantar, recados, horários em família e hora de dormir. Configure os ponteiros no relógio para corresponder ao começo de cada parte do planejamento. Pendure os horários em ordem e próximos a uma etiqueta com o nome da atividade da hora.

Sincronizando o relógio

Relógios digitais oferecem uma forma fácil de dizer as horas. Algumas crianças se tornam confiante dizendo as horas no relógio digital e têm dificuldades com os ponteiros dos relógios analógicos. Ajude a criança a conectar os dois com uma atividade de sincronia. Crie vários relógios de papel com rostos e mãos. Cole as mãos em horários específicos. Os horários que você escolheu dependem das crianças e da habilidade delas de dizer as horas. Para os mais novos, use os horários principais em horas ou meia hora. Para os estudantes mais avançados, coloque horários mais complexos. Crie uma tela que sincronize o relógio digital. As crianças associarão os rostos com os horários digitais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article