Mais
×

Remediação barata para solos argilosos

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Solos argilosos densos e compactos evitam a drenagem de água de maneira apropriada, e uma drenagem ruim resulta em poças e piora na saúde das plantas. Melhorar as condições do solo argiloso não precisa ser caro, mas demanda tempo. Remediações baratas não são rápidas, mas irão funcionar a longo prazo.

Solo argiloso (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O processo

Plante uma cultura de cobertura para proteger o solo no período entre as culturas desejadas. As culturas de cobertura podem ser de inverno ou verão. Para melhorar a estrutura do solo, cultive plantas que possuem raízes longas para quebrar a argila. Feijão, centeio de inverno, rábano e mostarda são exemplos de culturas de inverno, possuindo sementes são baratas e cobrem grandes áreas. Plante-as no outono para que cresçam durante o inverno, e revolva as plantas com o solo na primavera, para fornecer matéria orgânica para melhorar o solo.

Plante alfafa ou trevo como uma forma barata de melhorar o solo. A alfafa possui uma raiz que penetra profundamente e quebra solos extremamente compactados; a rede de raízes do trevo também quebra o solo argiloso, e ambos podem funcionar como adubo verde. Plante-os como cobertura de verão e revolva-os no solo durante o outono.

Are o solo até a profundidade de 15 cm, removendo todas as pedras e quebrando os torrões. Espalhe uma camada de 10 cm de areia grossa sobre o solo e misture-a levemente. Espalhe uma camada grande de composto bruto por cima, revolvendo-o com o solo. Acrescente uma camada de 10 cm de adubo e misture completamente nos primeiros 35 cm de solo. Meça a área para determinar quanto material comprar, multiplicando a largura pelo comprimento. Quando o esterco fresco é usado, deixe que ele se decomponha por quatro meses antes de incorporá-lo ao solo. Faça um composto bruto barato misturando esterco bem decomposto com folhas, palha ou lascas de madeira apodrecidas. Compre os materiais em atacado, pois são mais baratos do que em varejo. A embalagem irá indicar quantos metros quadrados o material cobre.

Acrescente minhocas para melhorar a estrutura do solo, pois elas criam túneis e quebram o solo argiloso, de forma que o oxigênio e a água possam caminhar por ele. O oxigênio ajuda as bactérias a decompor a matéria orgânica usada para melhorar o solo, enquanto as minhocas melhoram a estrutura e ajudam a combater doenças. Incorporar uma boa quantidade de material orgânico no solo ajuda a atrair as minhocas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article