Remédio caseiro para diminuir pH da água

Escrito por george lawrence j.d. | Traduzido por mário candi tsuge
Remédio caseiro para diminuir pH da água
O pH da água pode ser diminuído (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O nível de pH da água refere-se ao quão ácida, neutra ou alcalina ela é. Determinar o pH é importante para as pessoas que criam peixes que exigem um certo nível ou para os jardineiros que querem ter certeza de que o solo permaneça viável não usando uma água muito ácida. O nível de pH pode ser medido com uma sonda e medidor ou com papel de tornassol.

Medindo o nível de pH de sua água

Antes de tentar baixar o nível de pH da sua água, você deve primeiro tirar uma amostra de sua fonte e medir o seu nível de pH com papel tornassol ou uma sonda e medidor. Uma sonda e medidor é o método mais preciso de testar o nível de pH, mas requer equipamento caro. O papel de tornassol é normalmente uma alternativa boa e barata e o dará uma estimativa geral do nível de pH da sua água. Escolha um método que se adapte ao motivo de você querer diminuir o nível de pH. Se precisa do nível a um ponto específico, então é recomendável investir em uma sonda e medidor. Seja qual for o método escolhido, teste uma amostra de sua água e anote o valor do pH.

Diminuindo o nível de pH

Normalmente, usamos ácidos para diminuir o nível de pH na água. O ácido clorídrico (também conhecido como ácido muriático) reduz esses níveis. Você pode comprar ácido muriático na maioria das lojas de ferramentas para casa. Ele é normalmente usado para limpar tijolos. Lembre-se: o ácido clorídrico é uma substância perigosa que pode causar tosse ou inflamação se inalado e queimaduras graves na pele se derramado, então tenha muito cuidado ao usá-lo. Em circunstâncias extremas, a exposição ao ácido clorídrico poderia ser mortal.

Use o seguinte método para diminuir o nível de pH de pequenas quantidades de água para seu jardim ou aquário, pois baixar o pH do seu abastecimento geral de água implicaria muito esforço e estaria além deste artigo. Para diminuir o nível de pH na sua água efetivamente, é preciso adicionar ácido suficiente para eliminar a "capacidade tampão" dela. A solução tampão refere-se à capacidade da água (baseada na composição dela) para se manter a um nível estável de pH. O nível variará com base nos minerais, nutrientes e outras substâncias no líquido. Uma vez que a capacidade tampão for anulada, o nível de pH pode ser facilmente adulterado, através da adição de mais ácido para diminuí-lo.

Entenda que a água com um pH mais elevado significa que ela tem uma acidez mais elevada. Adicionar ácido na água, portanto, reduz a capacidade tampão e, eventualmente, reduz o nível de pH dela.

O vinagre é um ácido acético. Se você não tem ácido clorídrico para adicionar à água, pode tentar usar vinagre. O problema ao usar vinagre de casa é que a solução é apenas cerca de 5% ácida. Isso significa que pode ser preciso muito mais vinagre para alcançar o resultado desejado.