Mais
×

Remédio caseiro para náuseas caninas

Atualizado em 21 novembro, 2016

Seu cão não pode dizer quando ele está se sentindo mal, nem o que poderá fazer ele se sentir melhor. Como qualquer dono responsável, é importante estar alerta para mudanças sutis e ter uma ideia do que fazer para ele melhorar. Se você suspeitar que seu cão está enjoado, existem alguns remédios caseiros que podem ser experimentados para tentar acalmar o estômago conturbado do animal.

Saiba o que fazer quando seu cão estiver se sentindo enjoado (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

Prevenção

Faça o melhor que puder para evitar que seu cão fique enjoado, providenciando várias refeições pequenas por dia em vez de uma maior, além de proporcionar a alimentação mais natural possível para um cão. Você pode proteger mais ainda o aparelho digestivo dele, mantendo-o sem parasitas (uma forma de fazer isso é adicionar alho cru à dieta) e não permitindo que ele coma lixo encontrado nas caminhadas ou no quintal. Se o seu cão ficar enjoado em viagens de carro ou durante exercícios físicos, procure não o alimentar antes dessas atividades.

Remédios dietéticos

Determine se o seu cão está enjoado prestando atenção aos sintomas. Ele pode estar produzindo uma grande quantidade de saliva, fazendo com que ele lamba os lábios e engula com frequência. O arroto é outro sinal de náuseas caninas, assim como os vômitos. Você pode suspender a alimentação por até 24 horas para um cão enjoado, mas forneça um suprimento de água fresca, já que os vômitos podem desidratá-lo rapidamente. Procure alimentá-lo com coisas leves, como arroz, batata e carne de frango cozida, quando ele estiver pronto para comer novamente.

Remédios à base de plantas

Misture algumas ervas na alimentação do seu cão para aliviar os sintomas. Na natureza, um cão procuraria ervas para comer para aliviar a náusea. A planta de hortelã-pimenta é conhecida por aliviar as dores de estômago. Suas folhas podem ser comidas cruas, mas você também pode fazer um chá. A gentiana e a Erva de São João são duas outras opções que podem aliviar o enjoo do animal. Verifique com um veterinário antes de oferecer um remédio à base de plantas para o cão. Além disso, converse com um veterinário se a náusea persistir ou fizer com que ele se torne apático e sem energia. Apesar desse sintoma ser comum e geralmente benigno em cães, ele pode ser sinal de uma doença grave.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article