on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Remédio caseiro para remoção de tártaro

Atualizado em 21 novembro, 2016

O termo "tártaro" se refere ao acúmulo de minerais, compostos orgânicos, placa bacteriana, restos de comida e sujeira na superfície dos dentes. Uma vez que esteja formada, pode ser difícil remover a substância dura e amarelada, o que faz com que os dentes mudem de cor e fiquem pouco atraentes. Um dentista profissional pode remover o tártaro mas, para quem prefere uma alternativa mais barata, existem vários remédios caseiros eficientes.

Um método eficiente para remover tártaro (teeth paste image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

Escovar os dentes

A primeira coisa que deve ser feita para a remoção do tártaro é escovar os dentes ao menos duas vezes por dia, por no mínimo dois minutos e com uma pasta de dentes com ação antitártaro. Se possível, utilize uma escova elétrica com cabeça rotatória, pois elas ajudam a quebrar a placa bacteriana mais difícil de remover. Passe fio-dental entre os dentes e na gengiva ao menos uma vez por dia. Esfregue o fio várias vezes contra a superfície dos dentes para auxiliar na remoção. Também é possível raspar o tártaro com um instrumento chamado "sonda exploratória", usado por dentistas.

Loading...

Peróxido de hidrogênio

Enxaguar a boca com peróxido ajuda a remover o tártaro. Misture uma colher de sopa de antisséptico bucal com três colheres de sopa de peróxido de hidrogênio de 3%. Transfira a mistura para a boca cuidadosamente e faça bochechos, principalmente na gengiva e em todos os dentes. Tenha cuidado para não engolir o líquido, pois o peróxido de hidrogênio pode induzir ao vômito. Após um minuto, incline a cabeça para trás e gargareje. Se a solução criar espuma, simplesmente cuspa o excesso de fluído e continue. O borbulhamento é o peróxido reagindo com o tártaro, criando bolhas de oxigênio puro que, por sua vez, ajudam a amolecer as partículas presas na superfície do dente.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio possui propriedades levemente abrasivas e branqueadoras. Ao ser aplicado na superfície dos dentes, ele ajuda a remover o tártaro endurecido e a placa bacteriana. Quando dissolvido em água, o bicarbonato de sódio ajuda a limpar e a fortalecer a superfície dos dentes, além de poli-los com ação escovante. Esse produto não só remove o tártaro como também melhora a aparência geral dos dentes, fazendo-os parecerem mais brancos. Para aplicá-lo, misture uma colher de chá com água para formar uma pasta consistente. Passe a pasta em uma escova de dentes e escove-os, enxaguando-os em seguida.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...