Mais
×

Remédio caseiro para tratar candidíase em cães

Atualizado em 18 julho, 2017

A candidíase canina é causada por um fungo normalmente encontrado no corpo, mas que se transforma em um organismo invasivo e agressor de mucosas. Esta levedura (Candida) é controlada por bactérias "amigas" e por um sistema imunológico saudável e seu papel em condições normais é de reconhecer e matar as bactérias nocivas. Sem as bactérias "amigas", a levedura se transforma, de um organismo não-invasivo e fermentador de açúcar, em um organismo invasivo, começando assim uma infecção fúngica primária. Uma infecção secundária pode ocorrer quando o fungo entra pele que foi danificada devido a um ferimento ou machucado.

A candidíase canina é causada por um fungo que é normalmente encontrado no corpo, mas que se transforma em um organismo invasivo e agressor de mucosas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Sintomas da candidíase

Os sintomas incluem crostas e coceira na pele e uma pele mal cheirosa. Áreas quentes e úmidas, como dobras de pele, interior do ouvido e áreas ao redor dos olhos e do ânus são mais propensas a serem afetadas. Um veterinário pode diagnosticar corretamente uma candidíase apenas de olhar ou tomando uma amostra com um cotonete umedecido e examinando-a sob um microscópio.

Raças caninas com maior risco

Algumas raças de cães estão têm maior risco de desenvolver candidíase do que outras. Elas incluem o West Highland Withe Terrier, cão basset, cocker spaniel, chihuahua e dachshund. Poodles, maltês, silky terriers e terriers australianos, cães pastores de Shetland e lhasa apsos também têm maior risco.

Remédios Caseiros

A nutrição adequada é fundamental no tratamento de candidíase canina. Elimine açúcares e carboidratos, já que a Candida cresce sobre eles. A dieta crua é a melhor forma de alimentação para um cão, de acordo com "All is Well", um site de saúde holística para cães e gatos. Tentar enlatados sem grãos e ração são opções também. Para tratar a infecção, comece removendo os carboidratos da dieta de seu cão. Em seguida, adicione óleo de coco não refinado na alimentação de seu cão um pouco de cada vez, até chegar em uma colher de chá para cada 10 kg de peso corporal. Excesso de óleo de uma vez pode provocar fezes gordurosas, diarreia, cansaço físico, cansaço mental e dores no corpo. Forneça também abundância de água potável para eliminar as toxinas. Duas semanas após o tratamento, é importante começar a reconstruir as bactérias "amigas" no estômago. Adicione probióticos na comida de seu cão, e, da mesma maneira que fez com o óleo de coco, aumente lentamente até a quantidade desejada recomendada pelo fabricante. Sintomas de gripe podem se desenvolver, incluindo cansaço, dores no corpo, diarreia e náuseas, porque o corpo está se livrando das toxinas causadas pelo fungo. Pode demorar dias, semanas ou meses, em alguns casos, para o corpo eliminar completamente a Candida. Também podem permanecer algumas erupções de pele, mas fique tranquilo, pois seu cão está melhorando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article