Saúde

Remédio para gatos que mordem a cauda

Escrito por connie clark | Traduzido por claudio silva
Remédio para gatos que mordem a cauda

Lambidas excessivas na cauda podem ter causas psicológicas

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Se o seu gato lambe e mastiga o rabo até deixar a área sem pelos ou sangrando, provavelmente você gostaria de saber o que fazer para ajudá-lo. Descobrir o que está por trás desse comportamento pode auxiliá-lo na escolha do melhor remédio.

Outras pessoas estão lendo

Considerações

Os gatos podem passar até metade do dia limpando-se, e o pior que pode acontecer é uma bola de pelos aqui e outra ali. Ás vezes, no entanto, as lambidas e mordidas podem parecer quase obsessivas, e o rabo é um alvo frequente. O excesso de lambidas e mordidas em uma área particular é, com frequência, sinal de dor ou coceira. Examine a cauda do animal minuciosamente. Talvez o problema seja pulgas ou uma mordida de outro animal que inflamou. Caso sejam as pulgas, tome providências para controlá-las. Abscessos ou feridas profundas precisam de cuidados veterinários.

Localização

Caso não se trate de parasitas, repare qual parte da cauda está sendo afetada. Se ele morde a base, pode ser que suas glândulas anais tenham sido afetadas ou infectadas. O veterinário pode fazer o diagnóstico e o "esvaziamento" das glândulas, que é feito ao se massagear a área cuidadosamente, geralmente enquanto o gato está sob sedação. Dores de artrite na coluna ou doença no disco também pode fazê-lo sentir a necessidade de morder a base da cauda. Verifique com seu veterinário para ter certeza da causa.

Infecções e alergias

Se o gato morde todo o comprimento da cauda, pode ser um sinal de outra doença oculta, como uma infecção fúngica ou uma alergia alimentar. O veterinário poderá determinar a causa e indicar o tratamento. Aliás, estima-se que mais de um terço dos gatos são alérgicos a ingredientes presentes nas rações, portanto alimentá-lo com rações hipoalergênicas pode ajudar.

Estresse

Para muitos gatos, o problema pode ser emocional ou neurológico. A causa pode ser uma doença conhecida como síndrome da hiperestesia felina. Ela pode manifestar-se quando ele é estimulado - quando você o acaricia, por exemplo. Nestes casos, estresse ou tédio podem ser um fator, sendo assim estimulá-lo bastante é um bom remédio. Passe pelo menos 20 minutos brincando com ele todos os dias. Para evitar futuras recaídas, introduza de forma gradual as coisas que sabidamente provocam estresse -- como um movimento ou a adição de um outro animal de estimação.

Mudando o hábito

Às vezes, morder a cauda torna-se um hábito difícil de mudar. Paciência de sua parte, além de muita atenção, podem ajudar. Quando você perceber que seu gato está mordendo, redirecione sua atenção para um brinquedo. Nunca puna-o por morder o rabo. Claro, nem sempre poderá estar por perto para mudar o comportamento. Portanto, ajude a reduzir o tédio, dando a ele muitos brinquedos seguros para que possa distrair-se quando estiver sozinho. Já que o comportamento pode ocorrer quando ele estiver estressado, certifique-se de que ele sempre tenha um lugar para se esconder ou sentir-se seguro. Se a modificação de comportamento não funcionar, o veterinário poderá prescrever medicamentos ansiolíticos, apenas até que mude o hábito.

Tratamento extremo

Se o seu gato desenvolveu uma infecção ou abscesso devido às mordidas na cauda, o veterinário pode receitar antibióticos para ajudar. Em casos muito raros, quando os gatos simplesmente não conseguem parar de morder e infecções contínuas ameaçam prejudicar sua saúde, os veterinários indicam a amputação. Por mais horrível que pareça, a maioria dos gatos normalmente fica bem após o procedimento. Novamente, porém, só o veterinário pode fazer essa indicação.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media