Mais
×

Remédio para lombrigas caninas

Atualizado em 17 abril, 2017

Lombrigas são parasitas encontrados em frequência nos cães domésticos. Elas vivem nos intestinos e são contraídas quando o animal se alimenta de carne cura ou fezes contendo lombrigas ou suas larvas.

Leve seu cão ao veterinário se ele apresentar sintomas de lombrigas (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Sintomas

Quando um cão possui lombrigas é possível encontrar pequenos cilindros brancos parecidos com grãos de arroz em suas fezes, ao redor do ânus e de áreas em que ele normalmente dorme. Nos casos mais sérios, o seu cão poderá apresentar vômito, ansiedade e ficar inquieto.

Diagnóstico

Se você suspeita que seu cão está sofrendo com lombrigas, marque uma consulta com o veterinário. Ele irá solicitar um exame de fezes ou tirar uma amostra durante a consulta para confirmar o diagnóstico.

Tratamento

Se o seu cão está com lombrigas, o veterinário provavelmente irá prescrever uma medicação com o princípio ativo praziquantel ou epsiprantel, encontradas em praticamente todas as medicações contra esses parasitas existentes no mercado.

Dosagem

Praziquantel e epsiprantel vêm na forma de pílulas administradas oralmente, e a dosagem é prescrita de acordo com o peso do seu cão.

Efeitos colaterais

Alguns cães sofrem reações a praziquantel e epsiprantel. Alguns efeitos colaterais incluem casos isolados de vômito, diarreia ou queda no apetite. Essas reações normalmente são curtas portanto, se você perceber que os sintomas persistem, pare o tratamento e converse com seu veterinário imediatamente.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article