×
Loading ...

Remédios para azia canina

Atualizado em 17 abril, 2017

Um cão ter azia não é incomum, mas não deve ocorrer diariamente ou semanalmente. Alguns sinais de que seu cão tem azia são náuseas, diarreia, barriga inchada, falta de apetite e comer grama. Outro sintoma é o hálito com um cheiro azedo incomum. Causas de azia incluem comer em excesso, mudança de alimentação, comer as plantas da casa e comer chocolate.

Bebidas isotônicas podem curar a azia de um cão. (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Grama

Permita que seu cão coma grama quando tiver azia, e essa é também uma maneira fácil de diagnosticar se ele tem ou não azia. Normalmente, quando seu cão tem azia ele comerá grama, e em seguida ele provavelmente vomitará. Acredita-se que a textura da grama ajuda o cão vomitar. Segundo um site de veterinários, grama não oferece risco ao cão se ingerida.

Loading...

Líquidos

Verifique se o seu cão tem bastante líquido para beber quando tiver dor de estômago. Dar gelo à seu cão também pode ajudar a tratar seu estômago mais do que água. Diarreia e vômito deixam seu cão com maior risco de desidratação. Deixe seu cão ingerir bastante líquido para ajudar a prevenir e tratar a desidratação.

Outros remédios

Misturar bicarbonato de sódio em uma pequena bacia de água ou leite, e dar ao seu cão pode ajudar tratar a azia do cachorro. Coloque 1 colher de chá de bicarbonato de sódio na água ou leite, para um cão de 22 quilos. Se o seu cão pesa mais ou menos de 22 kg ajuste a quantidade. Certifique-se que o bicarbonato tenha dissolvido na água ou leite antes de dar ao seu cão. Há remédios para pessoas que também são seguros para cães. Dê a seu cão a dose equivalente que você daria a um ser humano, com base no peso, ou peça o conselho do seu veterinário. Outra solução possível é a adição de bebidas isotônicas a água.

Causas da azia

Tente descobrir a causa da azia. Embora todos os cães possam ter azia em um momento ou outro, normalmente ela pode ocorrer devido a algo que seu cão esteja comendo. Certas rações podem causar azia em alguns cães. Chocolate é perigoso para os cães e deve ser evitado em todos os momentos. Fazer um diário alimentar do seu cão pode ajudar a encontrar as possíveis causas da azia. Todos os dias, anote o que seu cão possa ter comido. Também documente cada vez que seu cão tiver azia e quanto tempo ela dura.

Consulte um veterinário

Se o seu cão tem azia com frequência ou se ela dura mais do que dois ou três dias, leve-o ao veterinário. Antes de ir ao veterinário considere as possíveis causas e sintomas para poder relatar ao veterinário com detalhes. O seu veterinário tentará determinar a causa da azia e possíveis tratamentos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...