Mais
×

Remédios caseiros para alergias de cães

Atualizado em 17 abril, 2017

Assim como os humanos, os cães estão propensos a contrair alergias, embora elas afetem nossos amigos peludos de maneiras diferentes. Nós podemos fungar ou espirrar, mas alergias podem causar uma série de outros problemas para cães. Porém, em vez de ir para o veterinário e pagar tratamentos caros, existem alguns remédios caseiros que você pode tentar primeiro.

Assim como os humanos, os cães estão propensos a contrair alergias (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Infecções da orelha

Um dos problemas mais comuns associados à alergia em cães são as infecções de ouvido. Antes de poder tratar as orelhas, você precisará limpar e remover qualquer cera acumulada no ouvido. Combine partes iguais de vinagre branco e água e despeje nos ouvidos. O vinagre irá alterar o pH da orelha, o que pode impedir que o crescimento de bactérias e fungos. Você deve fazer isso uma vez por dia até que a infecção acabar, e então uma vez por semana, como uma medida preventiva.

Outro tratamento eficaz para a infecção de ouvido é feito através da combinação de uma tintura de pau d'arco com óleo mineral. Aqueça esta mistura e aplique de duas a três gotas no ouvido até curar a infecção. Isso geralmente leva cerca de 10 dias.

Problemas de pele

Um cão com alergias geralmente tem problemas de pele também. Isto pode consistir em pele seca e escamosa, arranhões e coceira, infecções da pele, eczema e lamber ou mastigar os pés. Para ajudar com a pele seca, banhe seu cachorro com um xampu de aveia e água fria. Isso pode ajudar a acalmar a pele irritada. No entanto, banhos muito frequentes podem secar a pele e causar mais problemas.

A dermatite papulovesicular é uma área irritada na pele, geralmente causada por infecção. Se você notar, uma mancha escamosa vermelha no seu cão, raspe o pelo em torno dessa área para ver qual seu tamanho. Algumas delas podem ficar escondidas sob o pelo. Depois de ter feito isso, trate a condição com um simples remédio. Dissolva dois comprimidos de aspirina em uma colher de sopa de álcool isopropílico. Misture isso em um copo com água morna. Use uma bola de algodão, e aplique a mistura em seu animal algumas vezes por dia. Você também pode aplicar creme ou spray de cortisona. Certifique-se de que o animal não agrave ainda mais a condição lambendo ou coçando a área afetada. Se necessário, coloque um colar elizabetano ao redor de pescoço de seu cachorro.

A mastigação excessiva e lambedura dos pés também podem ser um sintoma de alergia. Mergulhe os pés do seu cachorro em sais de Epsom misturados com água fria, por cerca de cinco a dez minutos. Certifique-se de enxaguar bem os pés depois e não deixe seu cão beber a mistura, pois ela pode causar diarreia.

Seu animal de estimação é alérgico a quê?

Tratar esses desconfortos vai ajudar o seu cão mas não irá prevenir ou curar as alergias. Até você descobrir a causa específica, a aflição vai continuar. A maioria dos cães sofrem de atopia, ou alergias de inalação. Até mesmo componentes da dieta do seu cão podem ser os culpados. Um simples exame de sangue em seu veterinário pode ajudar a revelar o problema.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article