Remédios caseiros para um cavalo doente

Escrito por sara clark | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios caseiros para um cavalo doente
Remédios caseiros podem ajudar a restaurar a saúde de seu cavalo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

O campo de cuidados para cavalos talvez seja o que mais possui mitos e tradições do que qualquer outro campo de cuidados animais. Muitos treinadores e donos de cavalo possuem valiosíssimas receitas guardadas que servem para tônicos revigorantes em geral ou receitas para doenças específicas. Alguns destes remédios caseiros são úteis e podem gerar uma grande economia do seu dinheiro em contas médicas. Como regra de ouro, no entanto, nunca utilize nenhum remédio caseiro em seu cavalo a menos que você saiba exatamente qual é o problema dele e como o preparado caseiro funciona.

Outras pessoas estão lendo

Febre do pântano e pequenos problemas de pele

A febre do pântano é um problema de pele que afeta os calcanhares e as pernas do cavalo. Pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo infecções por bactérias ou fungos. Ela vive em condições frias e úmidas e afeta principalmente cavalos que vivem constantemente fora das moradias e têm suas pernas constantemente molhadas. A doença causa dermatites, irritação e perda de pelo, além de poder causar fraqueza. Para matar a bactéria, misture quantidades iguais de óleo mineral e solução com 3% de peróxido de hidrogênio com algumas gotas de iodo e deixe aplicada no local afetado durante a noite toda. Para prevenir a reincidência do problema, derreta quantidades iguais de óleo mineral, zinco e creme de óleo de rícino e aplique nos calcanhares. Isto vai agir como uma barreira para manter os calcanhares secos, então as bactérias não conseguirão procriar.

Sapinho

Sapinho, também conhecida como podridão da pata, é outra infecção da pata causada por bactéria. É caracterizada por um cheiro forte e desagradável com uma aparência esponjosa entre vagina e sapo (o bloco triangular na parte traseira da pata). As bactérias do sapinho prosperam em condições de calor úmido e tradicionalmente estão relacionadas a cavalos que tem roupas de cama muito sujas no estábulo. A melhor forma de lidar com o problema é remover o cavalo do ambiente que causa a doença e acabar com a infecção. Lave o casco com desinfetante e retire todas as áreas afetadas pelo sapinho antes de aplicar o spray para o tratamento. Existem diversos sprays comerciais disponíveis, mas você pode fazer seu próprio tratamento efetivo misturando um produto iodopovidona, tal como a Betadina e açúcar comum para formar uma pasta fina. Aplique no casco com um pincel, trabalhando bem nas fendas.

Infecções do pé, abcessos e objetos estranhos

Abcessos no pé são mais comuns em cavalos que não possuem ferraduras. Eles ocorrem quando o cavalo machuca o pé ou pisa em um pequeno pedaço de cascalho ou prego. O objeto percorre as paredes do casco e forma um abcesso que pode ser extremamente doloroso. Se você examinar a pata do cavalo, uma abertura com pus poderá ser vista. Abcessos respondem bem ao calor, aplicar uma compressa vai ajudar a drenar tanto o pus quanto o abcesso. Entretanto, se o cavalo não se recuperar em um ou dois dias ele poderá necessitar de antibióticos, então consulte seu veterinário. Para fazer uma compressa caseira misture duas partes de farelo de trigo com uma parte de sais de Epsom e adicione água quente o suficiente para juntá-los. Espalhe a mistura sobre a sola da pata e cubra com uma fralda. Aplique ataduras para segurar tudo no lugar correto e deixe por 48 horas. Ao remover, deve existir um pouco de pus na fralda. Continue trocando a compressa até que não exista mais pus.

Inseticidas caseiros

Inseticidas provavelmente são os remédios mais feitos em casa pelos donos de cavalos. Moscas de cavalos são uma peste terrível, causando desconforto e irritação. Alguns cavalos são especialmente sensíveis às mordidas das moscas e vão se esfregar no local das feridas. Os inseticidas podem ser utilizados por todo o corpo do cavalo pelo menos duas vezes ao dia e o dono vai gastar galões durante o verão. Os ingredientes de inseticidas eficientes incluem uma base de chá gelado ou vinagre com óleos essenciais e uma pitada de sabão para ajudar a juntá-los. Óleos essenciais adequados incluem citronela, lavanda e chá de árvore.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível