Mais
×

Remédios caseiros para dores musculares

Depois da prática de atividade física intensa, é comum o aparecimento de dores musculares, chamadas pelos médicos de mialgias. Isso acontece por duas razões. Em primeiro lugar, a atividade causa acúmulo de ácido láctico nos músculos, gerando desconforto. Em segundo, durante a prática de exercícios intensos ocorre o rompimento das membranas dos tecidos musculares, o que dá início a um processo inflamatório, gerando a dor. Embora a maioria das dores musculares seja normal e passageira, sem que haja necessidade de consultar um médico, não é preciso sofrer à toa. Confira abaixo o que pode ser feito em casa para aliviá-las.

Depois da prática de atividade física intensa, é comum o aparecimento de dores musculares (Getty Images)

Compressa gelada

O principal remédio para dores musculares continua a ser o bom e velho gelo, que alivia a dor e evita a inflamação. Envolva o gelo em um pano ou toalha e aplique sobre o local dolorido por cerca de 15 minutos. Outra opção é comprar uma bolsa gel em uma farmácia, deixá-la no congelador por algumas horas e aplicá-la no local da dor por cerca de 15 minutos. Repita o processo pelo menos três vezes ao dia.

Compressa de água quente

Outro bom remédio é o oposto do gelo: a compressa de água quente, que relaxa os músculos e pode ser preparada de várias formas. Você pode, por exemplo, comprar uma bolsa de água quente e enchê-la com água quase fervendo. Outra opção é mergulhar uma toalha ou um pano na água e depois aplicá-lo no local da dor. Por último, pode-se simplesmente tomar um banho bem quente.

Compressa de sal quente

Outro excelente remédio caseiro contra dor muscular é a compressa de sal quente, que, por estimular a circulação, acelera o processo de recuperação do músculo. Em uma frigideira, aqueça mais ou menos 500 g de sal, por cerca de cinco minutos. A seguir, despeje-o em uma meia de tecido grosso ou outro recipiente semelhante. Aplique sobre o local da dor por cerca de meia hora e repita o processo duas vezes por dia.

Vinagre de maçã

Por relaxar os músculos, o vinagre de maçã também é um bom remédio caseiro contra dores musculares. Umedeça um pano com o produto e aplique-o sobre a área afetada por cerca de 20 minutos.

Massagem

A massagem estimula a circulação, aliviando as dores musculares. Não é preciso ser profissional para realizá-la: a massagem caseira que todos sabem fazer é suficiente. Um bom procedimento é pressionar a área afetada com um rolo de EVA.

Analgésicos

Se a dor for forte demais, analgésicos comuns, como ibuprofeno, paracetamol e dipirona, podem proporcionar alívio. Tome um comprimido a cada oito horas.

Médico

Os remédios caseiros não devem ser usados a longo prazo. Caso as dores persistam, marque uma consulta com o seu médico para um acompanhamento profissional.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article