×
Loading ...

Remédios caseiros para febre em um Shih Tzu

Atualizado em 18 julho, 2017

Em cães, a febre pode ser causada por uma infecção bacteriana ou viral, inflamação, crescimento de um tumor ou reação do sistema imunológico. Por seu Shih Tzu ser pequeno, ele fica especialmente vulnerável quando tem febre, então converse sobre um tratamento apropriado com o veterinário antes de decidir se vai tratá-lo exclusivamente em casa.

Com a ajuda do seu veterinário, baixe a febre do seu Shih Tzu em casa (shih tzu dans la neige image by Jeff LEONARD from Fotolia.com)

Um olhar atento

Antes de começar o tratamento, verifique se ele realmente está com febre. É recomendado o uso de um termômetro digital inquebrável. Lubrifique este termômetro com geleia a base de água ou azeite de oliva. Peça ajuda para conter o seu cachorro, se necessário. Insira o termômetro a 2,5 cm no reto dele, tento cuidado de angulá-lo para que ele toque na parede do reto. A temperatura normal de um cachorro é de 38 a 39° C; de 39 a 40 indica uma febre moderada. Você deverá levá-lo ao veterinário. Uma temperatura acima de 40° C é perigosa e requer atenção imediata.

Loading...

Água

A febre pode deixar seu cachorro desidratado. Como todos os cachorros pequenos, o metabolismo mais elevado do seu Shih Tzu significa que ele precisa de mais água por quilo de peso corporal do que um cachorro maior. Incentive-o a beber mais água enquanto estiver febril, mas não force-o. Um pouco de suco na água ou um cubo de gelo triturado pode motivá-lo a beber mais. Se ele não quiser água fria, tente um pouco de água quente. Se a água estiver muito fria ou muito quente ele pode recusá-la.

Canja de galinha

A canja de galinha, uma cura tradicional para o resfriado em humanos, também pode fazer o seu Shih Tzu se sentir melhor quando estiver com febre. A canja de galinha ajuda aumentar a imunidade, mantendo o cachorro hidratado. Para fazer uma canja de galinha simples, cubra um pequeno frango inteiro com água e cozinhe por três ou quatro horas. Retire todos os ossos e coloque-o novamente na água, acrescentando cenoura, espinafre ou os legumes favoritos do seu cão.

Banho de esponja frio

Assim como se fosse uma criança, você pode baixar a febre do seu cachorro com água. Umedeça um pano com água fria e aplique-o nas orelhas e pés dele.

Equinácea

De acordo com um artigo online do "Fetchdog" sobre equináceas, em um teste clínico, 39 de 42 cachorros com infecções respiratórias crônicas que a tomaram se recuperaram em quatro semanas. A dose é de 1 g de pó de equinácea para cada 10 kg de peso corporal por dia. Para a média de 5 kg de um Shih Tzu, 0,5 g seria a dose apropriada. A equinácea não é apropriada se a febre do seu cachorro tiver sido causada por uma doença autoimune.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...