×
Loading ...

Remédios caseiros para a ferrugem do tomateiro

Atualizado em 21 novembro, 2016

A ferrugem do tomateiro é um problema comum em hortas que pode ser tratado com produtos domésticos comuns. Muitos fungicidas vendidos são feitos especificamente para tratar a doença, mas é possível erradicá-la com seu próprio trabalho e alguns ingredientes simples. A ferrugem do tomateiro ocorre em condições de calor e umidade, as quais, quando noturnas, ajudam a proliferar e espalhar a doença.

A ferrugem do tomateiro pode danificar gravemente os frutos da planta (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Sintomas

A ferrugem do tomateiro aparece inicialmente nas folhas mais baixas da planta, na forma de manchas pequenas e marrons. As folhas ficarão amarelas e marrons, conforme a doença progredir, e a folhagem murchará e cairá da planta. A ausência de folhas permitirá que o excesso de iluminação queime os frutos, ferindo-os. A ferrugem é causada pelo crescimento fúngico, favorecido em climas úmidos.

Loading...

Prevenção

As ferrugens que afetam os tomates são três: septoriose foliar, pinta-preta e requeima. Todas elas crescem em condições de umidade, e todas exibem sintomas de danos semelhantes. A melhor maneira de controle é a prevenção. Faça rotação de culturas regularmente para evitar a doença, que pode ocorrer durante o inverno no solo. Troque o local de plantio dos tomates anualmente, repetindo o mesmo espaço apenas após três ou quatro anos. Remova os tomateiros e outros detritos que caírem e descarte-os imediatamente. Quando regar os tomateiros, regue o solo perto da base da planta. O ato de jogar água e deixar a folhagem úmida encorajará o crescimento fúngico que favorece a ferrugem. Sempre regue durante a manhã, proporcionando tempo para que as plantas sequem sob o sol durante o dia.

Controle mecânico

Quando os sintomas da ferrugem ocorrerem, remova todas as folhas afetadas imediatamente para evitar que a doença se espalhe. Em vez de pô-las para decomposição, queime todas as partes infectadas da planta. A ferrugem vive no solo e pode continuar afetando as plantas mesmo após o tratamento. Caso os sintomas persistam, remova os tomateiros afetados e trate-os com um fungicida caseiro.

Fungicida caseiro

Faça um fungicida caseiro usando ingredientes comuns. Misture 2 1/2 colheres de sopa de óleo de cozinha com 2 1/2 colheres de sopa de xampu infantil em 4 litros de água. Chacoalhe bem a mistura antes de adicionar 2 colheres de sopa de bicarbonato de cálcio. Coloque a solução em um borrifador e pulverize diretamente a folhagem do tomateiro para eliminar a ferrugem. O fungicida deve ser pulverizado nos dois lados das folhas. Aplique novamente a mistura a cada cinco a sete dias até todos os sintomas desaparecerem.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...