×
Loading ...

Remédios caseiros para um gato resfriado

Se o seu gato tem um corrimento nasal, secreção ocular, um pouco de febre e espirros, é provável que você chame esses sintomas de resfriado. O veterinário irá chamar de infecção respiratória superior. Na maioria dos casos, pode-se tratar a gripe de um gato em casa. Se a condição do animal não melhorar após uma semana do início do tratamento ou se os sintomas piorarem, leve o bichinho a um veterinário.

É possível tratar os resfriados de um gato em casa (Tara Novak/Demand Media)

Nariz

Caso o gato tenha um corrimento nasal, limpe o muco do rosto do animal com uma bolinha de algodão ou um pano limpo. Caso o muco tenha secado e se tornado uma crosta, umedeça o pano ou o algodão para limpar o nariz do gato mais gentilmente. Assim como ocorre com as pessoas, gatos resfriados podem ficar com o nariz seco e rachado. Pode-se esfregar um pouco de vaselina no nariz do animal para ajudar a aliviar o desconforto.

Loading...
A vaselina pode aliviar o desconforto nasal do gato (Tara Novak/Demand Media)

Umidade e temperatura

Colocar o gato em um cômodo com um vaporizador pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas de um resfriado. Se você não tiver um vaporizador, ligue um chuveiro bem quente e deixe seu gato no banheiro de 10 a 15 minutos, já que o vapor pode ajudar a soltar o muco. Providencie um local quente e confortável para o gato descansar durante o resfriado. Pode-se até mesmo dar uma almofada de aquecimento enquanto ele estiver doente. Não esqueça de deixar a almofada de aquecimento na sua menor temperatura coberta com uma toalha. Também permita que o gato possa sair da almofada se ela ficar muito quente.

Alimentação

Um gato deve ser capaz de cheirar para ter o apetite estimulado para se alimentar. Quando ele estiver resfriado, alimente-o com uma comida que cheire mais que a normal para encorajá-lo a continuar comendo. Peixe enlatado e outros alimentos enlatados em geral funcionam melhor enquanto o gato está com gripe. Também é importante que o bichinho tenha acesso a bastante fluídos no período do resfriado. Garanta que ele sempre tenha água limpa e fresca. Ofereça-lhe também caldo de galinha, o qual pode ser aquecido no micro-ondas para realçar seu aroma.

O gato não pode deixar de se alimentar durante o resfriado (Tara Novak/Demand Media)

Vitamina C

A vitamina C também ajudará o gato a combater a infecção respiratória superior. Esses animais podem tomar de 250 a 500 mg por dia. Tente administrar vitamina C ao seu gato diariamente por quatro dias para ajudar a melhorar seu sistema imunológico. A vitamina C pode fazer seu gato desenvolver fezes soltas; caso isso aconteça, diminua a dosagem da vitamina que você está dando.

A vitamina C pode melhorar o sistema imunológico de um gato (Tara Novak/Demand Media)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...