×
Loading ...

Remédios caseiros para gatos com nariz entupido

Atualizado em 21 novembro, 2016

O entupimento das narinas de um gato pode ser causado por alergias, poeira ou gripe. Aspire os carpetes completamente até duas vezes ao dia, se as alergias forem a causa do problema. Umidificação e irrigação do nariz com uma solução salina ajudarão a aliviar os sintomas, mas não curarão uma infecção do trato respiratório superior, também conhecida como rinotraqueíte. Os gatos podem desenvolver infecções secundárias a partir de uma IRS, que devem ser tratadas por um veterinário com antibióticos.

Os gatos também podem ficar gripados (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Umidade

A vaporização ajudará a aliviar o entupimento no nariz de um gato. Ao tomar um banho, leve o animal para o banheiro com você. Ou simplesmente leve-o ao banheiro e a água quente escoar pelo chuveiro ou banheira por 15 minutos a cada poucas horas. Ao sair do cômodo, enrole seu gato em uma toalha, para evitar o choque de temperaturas. Ligue um umidificador na área onde o felino esteja.

Loading...

Solução salina

Espirre ou goteje um solução salina no nariz do gato para dissolver o muco. Compre um spray nasal comum ou faça-o em casa. Misture 1/8 de colher de chá de sal a 1/2 xícara de água em temperatura ambiente. Use um conta-gotas ou aplicador nasal para inserir a solução na narina do animal. O muco escorrerá por seu nariz ou retrocederá para sua garganta; o que não é um problema, o gato poderá engoli-lo. Como a solução salina não é uma química estranha ao corpo do animal, é seguro administrá-la tanto quanto for preciso, sem efeitos colaterais. Prepare uma solução fresca a cada vez, para evitar a contaminação por bactérias. Os herboristas indicam que pode-se adicionar uma única gota de extrato de raiz-amarela (Hydrastis canadensis, também conhecida como "goldenseal") ao remédio, para desinfetar e reduzir o inchaço nos tecidos nasais.

Hidratação e alimentação

Certifique-se de que seu gato está bebendo bastante água. Beber fluidos é difícil quando o animal está o nariz entupido, e sua sede diminui. Você pode administrar 2 cc de água a partir de um conta-contas a cada quatro horas. Se o olfato do felino tiver sido afetado pela condição, ele também pode recusar a ração. Ofereça variedades de alimentos enlatados ou à base de peixe, que possuem um odor mais forte, para estimular a fome. Se isso não funcionar, dilua o alimento em água e administre 4 cc a cada poucas horas, esguichando-o na boca do animal. Ele deve estar bem nutrido, para que seu sistema imunológico possa combater o vírus e quaisquer infecções secundárias.

L-lisina para herpes

As gripes felinas são algumas vezes causadas por um vírus da herpes. A Dr. Jean Hofve, veterinária, informa que a l-lisina, um aminoácido encontrado em lojas de produtos naturais, é uma opção de tratamento para a condição. Administre 1000 mg por diariamente por um período de cinco dias. Como a herpes é um vírus residente crônico, uma dose de 250 mg diariamente pode ser administrada como uma forma de manutenção por quanto tempo julgar necessário.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...