Remédios caseiros para irritação vaginal

Escrito por valery elias | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios caseiros para irritação vaginal
Infecções vaginais (Keith Brofsky/Stockbyte/Getty Images)

Irritação (ou inflamação) vaginal é geralmente causada por exposição a químicos, em particular fragrâncias que são usadas em produtos como sabonetes, espermicidas, lubrificantes e sprays higiênicos. Esses produtos têm o potencial de produzir uma reação sensível e até mesmo alergias. Essa reação pode se apresentar como uma vermelhidão, queimação e coceira dolorosa, que podem ser irritantes e incômodas. Além dos cremes e géis que podem aliviar, existem alguns remédios caseiros que são fáceis de fazer e que podem ser usados na irritação.

Outras pessoas estão lendo

Efeitos

Algumas coisas que deve-se considerar retirar de sua vida para reduzir as irritações vaginais são: sabão em pó que usam perfume ou corantes para lavar as roupas de baixo; resíduos de sabão em pó e amaciante que ficam nas toalhas; banhos de espuma e shampoo ou camisinhas que sejam perfumados ou tenham sabor. Outros produtos que também podem causar irritação incluem cremes depilatórios e perfumes. Outro culpado pode ser o uso de absorventes internos, que podem até irritar mais que os absorventes. O grande problema é que a maioria desses produtos sanitários tem perfume, o qual pode levar a irritação.

Eliminando a irritação

Algumas coisas naturais que você pode fazer em casa e em sua rotina são simples. Use apenas papel higiênico branco e sem cheiro. Procure por proteções sanitárias que sejam 100% algodão e sem branqueamento. Use sabões sem cheiro e tente evitar os mais comerciais. Use calcinha e sutiã de algodão, preferencialmente branca, especialmente quando a irritação estiver começando. Lave a vagina diariamente e seque-a bem. Evite sprays perfumados e não passe perfume nas roupas de baixo. Troque o mais rápido possível os trajes de banho e as roupas de ginástica.

Opções naturais

Além de mudar seu estilo de vida e alguns produtos que você usa, tente também adicionar algumas opções naturais para lidar com a irritação na vagina. É fácil fazer uma mistura calmante de pó de argila para aliviar um pouco da coceira e irritação da parte externa da vagina. Para fazer o pó, combine uma xícara de argila branca com meia xícara de amido de milho. Misture com duas colheres de sopa de noz moscada, duas colheres de sopa de mirra e uma colher de sopa de pó de hidraste. Peneire todos os ingredientes juntos e coloques-o em um jarro. Para usar, basta colocar um pouco na palma da mão e aplicar na parte externa da vagina com uma escova.

Calêndula

Calêndulas são extremamente calmantes para irritações na pele. Você pode fazer o próprio preparado combinando uma parte de calêndulas secas com uma parte de erva-de-são-joão e outra de confrei. Submerja a mistura em um óleo vegetal de ótima qualidade, tais como azeite ou óleo de amêndoas, e coloque em banho maria de 30 a 60 minutos. A mistura torna-se melhor deixando o fogo baixo e cozinhando por mais tempo. Depois, coe o óleo e adicione um quarto de xícara de chá de cera de abelha à mistura. Esquente novamente, até que tudo derreta junto. Após a mistura esfriar, coloque-a em um jarro e aplique-a livremente no tecido vaginal. Guarde-a em um lugar fresco e seco por até um ano.

Iogurte e alho

Uma das maneiras mais interessantes de tratar as irritações vaginais é com iogurte e alho. Você pode aplicar iogurte na área vaginal revestindo o absorvente interno e o inserindo-o. Outra opção é utilizar uma seringa vazia, sem agulha, enchê-la com iogurte e injetar dentro da vagina. Use um absorvente para retirar qualquer excesso de iogurte que vazar. Outra maneira interessante de aliviar irritações vaginais é pegar um dente de alho, enrolá-lo em gaze, amarrá-lo com um pequeno pedaço de fio dental e inseri-lo na vagina.

Dieta

Eliminando alimentos refinados, açúcar e cafeína na dieta, além de parar de fumar e beber, você permitirá seu corpo a eliminar mais facilmente as toxinas. Isso aliviará alguns dos sintomas de irritação e infecção vaginal. Você também poderá incluir na dieta suco de oxicoco, iogurte natural, vinagre e alho, que ajudam o corpo a lidar com infecções e irritações vaginais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível