Remédios caseiros para matar doenças da roseira

Escrito por ushe tahb | Traduzido por samuel silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As rosas são uma adição bonita a todo o jardim, mas são muito suscetíveis a doenças e insetos. Se você for um jardineiro ávido com um dom para a jardinagem e uma atitude ecológica, existem remédios caseiros para a eliminação dessas pragas e das doenças que prejudicam suas roseiras.

Outras pessoas estão lendo

Remédios caseiros para doenças fúngicas

Você não tem que gastar uma tonelada de dinheiro quando se trata de cuidar de suas roseiras e ainda pode curá-las de doenças com os ingredientes que tem em sua casa. Um grande fungicida recomendado pelo site "Montreal Botanical Gardens" é feito com bicarbonato de sódio e detergente. Basta adicionar uma 5 g de bicarbonato de sódio e 5 ml de detergente em cerca de quatro xícaras de água morna. Misture bem a solução e coloque-a em uma garrafa de spray. (Mexa os ingredientes para misturá-los, caso contrário, o detergente fará espuma e não será eficaz no frasco de spray). Depois de ter removido todas as folhas infectadas, pulverize a parte superior e inferior das folhas restantes com essa solução para controlar a doença.

Uma solução para as mudas é fazer a infusão de cerca de 75 g de flores secas de camomila em um litro (4 xícaras) de água quente ou fervendo. Ao esfriar, ela controla e impede o tombamento das mudas enquanto você as pulveriza (a solução também faz um excelente chá).

Pesticidas caseiros orgânicos

As soluções de detergente são igualmente eficazes como pesticidas, mas existem outras opções também para controlar os insetos que ameaçam suas belas roseiras. Se as soluções de detergente não estiverem funcionando, por exemplo, você pode adicionar alguns dentes de alho esmagados ou pimenta a ela. Antes de pulverizar suas plantas, filtre todos os sólidos de sua solução. Seja extremamente cuidadoso sobre o quanto de alho ou pimenta você adiciona, porque há o risco de queimar a planta, se for muito forte.

A solução de detergente com alho ou pimenta também evitará que predadores maiores, como cervos e coelhos, cheguem perto de suas plantas.

Para manter os mosquitos e as moscas brancas longe, você pode capturá-los em uma armadilha. Pintando um papelão ou grandes cartolinas com tinta amarela à prova d'água e aplicando vaselina (verifique se a tinta está seca primeiro), você pode atrair os insetos para longe de suas rosas.

Dicas para manter suas rosas livres de manchas

Ao molhar suas roseiras, não deixe de apontar a mangueira para as raízes, e não para as folhas. Isso ajudará a evitar que as folhas desenvolvam mofo, bolor ou pragas. Antes de tratar toda a sua planta, teste suas soluções em algumas folhas. Se as folhas mostrarem sinais de danos (descoloração, coloração, morte), então a solução deve ser diluída.

Precauções

Use sempre luvas e óculos de proteção, possivelmente para evitar o contato dessas soluções na pele ou nos olhos. Mesmo que elas sejam naturais e caseiras, podem prejudicá-lo. Ao tratar suas plantas, evite fazê-lo em dias extremamente quentes, ensolarados, secos ou ventosos, já que a sua solução não será tão eficaz e pode prejudicar a sua planta em vez de fazer qualquer bem. Não aplique o tratamento em excesso sobre suas plantas, porque esses remédios podem matar bactérias, fungos e insetos úteis tão facilmente quanto mata os nocivos.

Recursos adicionais

Se você não consegue encontrar informações suficientes na biblioteca da sua cidade, deve entrar em contato com floristas, viveiros ou sua sociedade botânica local para determinar a melhor maneira de manter suas roseiras livres de doenças e insetos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível