Remédios caseiros para promover movimentos intestinais regulares

Escrito por melissa lind | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
 Remédios caseiros para promover movimentos intestinais regulares
Vegetais crucíferos, como brócolis, repolho e folhosos verdes, têm alto teor de fibras (Comstock/Comstock/Getty Images)

A irregularidade intestinal é uma queixa comum de saúde, há informações de que mais de 4 milhões de americanos adultos quase sempre sofrem de constipação. Há muitas mudanças no estilo de vida e adição de remédios caseiros, da cozinha ao armário de medicamentos, que podem ajudar a tratar a constipação e aumentar a regularidade intestinal.

Outras pessoas estão lendo

Sobre a regularidade intestinal

Os hábitos intestinais são amplamente variáveis, ou seja, os movimentos intestinais, ou a evacuação, ocorre de uma vez ao dia até a cada dois a três dias, mas em geral considera-se uma pessoa constipada se esses movimentos não ocorrerem durante três ou mais dias. A constipação pode ser causada por problemas de estilo de vida, como ingestão inadequada de líquidos, dieta com baixo teor de fibras e alimentos altamente refinados, além de falta de exercício. A irregularidade intestinal pode ainda resultar de afecções médicas e efeitos colaterais de medicamentos prescritos. É mais comum em mulheres e muitas vezes é referida como ocorrência adversa da gravidez. Se ficar sem tratamento, a constipação pode ter efeitos negativos sobre a saúde, incluindo impactação fecal, obstrução intestinal e desenvolvimento de hemorroidas decorrentes do esforço para evacuar.

Remédios de cozinha

Uma maneira fácil de reduzir a constipação crônica é aumentar as fibras na dieta. Deve-se consumir produtos de panificação ricos em fibras, como massas, pães e cereais integrais, em vez de produtos feitos com a farinha branca refinada. Vegetais crucíferos, como brócolis, repolho e folhosos verdes, têm alto teor de fibras, podendo ser útil o consumo de vegetais crus ou levemente cozidos a vapor para manter o conteúdo de fibras. A maioria dos feijões, como feijões-comuns, carioquinha e ervilhas-verdes, tem alto conteúdo de fibras, assim como as amêndoas, a castanha de caju e a noz-pecã. Entre as frutas ricas em fibras estão a manga, o mamão, os figos e as ameixas. Consumir frutas, como maçãs e peras com casca, aumenta o conteúdo de fibras, o que é o caso também das frutas com sementes, como bagas e uvas.

Outros remédios de cozinha ajudam particularmente a aliviar a constipação aguda pela promoção de um movimento intestinal com açúcar ou algo que contenha pectina, usando óleo para lubrificar ou estimular a produção do volume fecal. Um remédio usado geralmente para crianças constipadas é beber 2 colheres de sopa de melaço ou xarope de milho escuro em uma xícara de água quente. O óleo de oliva, misturado meio a meio com suco pode ajudar a lubrificar o trato digestório. Você também pode comprar sementes de erva-doce, linhaça ou psílio em uma loja de produtos naturais e embebê-las em água para fazer uma bebida laxativa caseira.

Remédios do armário de medicamentos

No caso de constipação aguda, o armário de medicamentos pode já ter alguns remédios. O óleo mineral é um dos ingredientes de alguns laxantes de venda livre. Pode-se tomar 1 ou 2 colheres de sopa de óleo mineral puro ou com outros líquidos para lubrificar o trato digestório. O sal de Epsom, que consiste em cristais de sulfato de magnésio, pode ser misturado em água para agir como laxante salino semelhante aos produtos de preparação cirúrgica para o intestino. Você não deve usar os dois métodos para a constipação crônica por um tempo prolongado, pois isso pode resultar em deficiências de vitaminas e minerais, assim como em desequilíbrios eletrolíticos.

Remédios de estilo de vida

O exercício regular ajudará a estimular seu sistema digestório e desenvolver o suporte muscular necessário para movimentos intestinais adequados. Também é importante beber muito líquido diariamente, para manter fluidos suficientes no trato digestório. Isso é especialmente importante, se estiver tomando suplemento de fibras, pois elas precisam de líquido para produzir um movimento intestinal. A indisposição em evacuar em um local público ou não familiar pode contribuir para a constipação. Quanto mais tempo as fezes permanecerem na porção intestinal inferior, mais água será absorvida da matéria fecal, levando a fezes duras e secas, bem como a uma possível impactação, portanto, é essencial, ao fazer o tratamento da constipação, evacuar logo que seu corpo der sinais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível