Remédios caseiros para sarna e ácaros caninos

Escrito por dyna whiting | Traduzido por débora sousa
Remédios caseiros para sarna e ácaros caninos

Cuide bem da saúde do seu cão

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

A sarna canina pode ser uma situação muito angustiante. Os cães constantemente coçam ou arranham o local para aliviar o desconforto criado pelos ácaros na sua pele. Uma medicação prescrita administrada por um veterinário irá facilmente acabar com todos os ácaros associados à sarna, mas estão disponíveis remédios caseiros para os donos de animais de estimação cuja raça do cão é sensível a certas drogas ou que desejam utilizar alternativas para os componentes químicos.

Outras pessoas estão lendo

Bórax

Uma solução composta de detergente bórax é um remédio caseiro popular para a sarna canina. Ela consiste em meia xícara de bórax misturado com 2 xícaras de peróxido. A solução é despejada sobre a pele do animal e deixada a secar. Com tratamentos diários, os ovos dos ácaros relacionados com a sarna morrerão e o cão deve estar curado dentro de poucos dias. Uma alternativa para o bórax é o perborato de sódio.

Vaselina

A vaselina, ou gelatina de petróleo, possui duas vantagens como um tratamento para a sarna. Ela alivia a coceira do cão ao hidratar e suavizar os depósitos duros e cerosos ao redor das áreas onde os ovos foram depositados na pele do animal. Ela também sufoca eficazmente e mata os ácaros e os ovos. A vaselina deve ser deixada na pele por algumas horas, sem enxaguar. Esse tratamento pode deixar sujeira e é melhor ser feito ao ar livre.

Modificações alimentares

Foi provado que uma dieta pesada com vegetais folhosos e suplementos vitamínicos, como a vitamina E, C e óleo de peixe melhoram a sarna e as condições da pele em geral dos cães. Os veterinários recomendam usar essa modificação alimentar juntamente com outros tratamentos, já que esse recurso em particular não matará necessariamente os verdadeiros ácaros que causam a sarna. Isso, no entanto, fará com que irritação da pele fique mais tolerável e acelerará o processo de cura quando os ácaros morrerem.

Óleos terapêuticos

Os óleos de lavanda, de amêndoas e de nim podem ser tratamentos tópicos eficazes para a sarna. Os três óleos podem ser combinados em uma proporção de cerca de nove partes de óleo de amêndoa para uma parte de óleo de lavanda e de nim, já que uma grande quantidade dos dois últimos pode ser irritável para a pele. A mistura deve ser aplicada duas vezes por dia para se livrar dos ácaros de uma maneira eficaz. O óleo de melaleuca sozinho também pode ser benéfico para usar e deve ser aplicado duas vezes ao dia.

Outros óleos e gorduras

Embora extremamente sujos, a maioria dos óleos ou gorduras encontrados em uma cozinha comum pode ser usada como remédio para a sarna. Algumas gotas de óleo de cozinha sobre a área infectada terão efeitos semelhantes à vaselina, mas precisarão ser reaplicadas várias vezes ao dia para conseguir o mesmo resultado. Alguns donos de animais também têm tratado com sucesso seus cães usando gordura de porco sobre a sarna várias vezes ao dia durante algumas semanas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media