Mais
×

Remédios caseiros para terçol na pálpebra de um cachorro

Atualizado em 21 novembro, 2016

Um terçol no olho pode ocorrer tanto na parte interna ou externa da pálpebra do seu animal de estimação e pode deixá-la vermelha e irritada, além de aumentar a drenagem no olho e, na maioria dos casos, produzir pus. Dê uma olhada onde a inflamação está para verificar se seu cachorro tem um terçol e não uma infecção mais grave. Com um terçol, a infecção geralmente ocorre em um cílio, então a vermelhidão será na pálpebra superior ou inferior e terá um cílio saindo bem do meio. Esse problema geralmente desaparece sozinho, mas algumas medidas podem ser tomadas para acelerar esse processo. Também é preciso seguir alguns passos para evitar que a infecção se espalhe.

O terçol no olho de seu cachorro pode ocorrer em qualquer idade (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Compressa de água ou saquinho de chá

Para aliviar a dor e ajudar na diminuição do inchaço, coloque uma compressa quente na infecção por 10 a 15 minutos, 3 ou 4 vezes por dia, ou enquanto o seu cachorro deixar. Você também pode tentar uma compressa de saquinho de chá. Coloque o saquinho de chá em água quente, não fervendo, por 10 minutos. Remova-o e deixe-o esfriar até que possa ser manipulado com facilidade. Pressione-o na infecção por 10 a 15 minutos. Se seu cachorro não deixar você fazer isso por 10 minutos, corte o tempo e aumente o número de vezes que aplica a compressa.

Sementes de coentro

Ferva 1 xícara de água e 1 colher de semente de coentro. Coe as sementes e deixe a água do coentro esfriar. Use a solução para lavar o olho infeccionado até 4 vezes por dia.

Cúrcuma

A cúrcuma, um pó de ervas laranja brilhante, conhecida por ter inúmeros benefícios para a saúde, também pode ajudar a curar um terçol. Ferva 2 xícaras de água e 1 colher de cúrcuma. Faça-o até que a água fique pela metade, deixando 1 copo da solução. Passe o líquido por um morim ou um tecido fino de algodão, até que ele não tenha qualquer grânulo de cúrcuma. Use a solução como colírio para seu cachorro.

Avisos

Nunca tente estourar um terçol. Isso só fará com que a infecção se espalhe para os outros cílios do animal. Com o inchaço diminuindo, limpe a área 3 ou 4 vezes por dia com uma toalhinha quente para remover qualquer bactéria. Se a infecção não diminuir ou desaparecer após 2 ou 3 dias, chame seu veterinário. Seu cachorro pode ter uma infecção ocular mais grave que requeira tratamento médico.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article