Remédios para a coceira de hepatite colestática

Escrito por m. gideon hoyle | Traduzido por nehme abdallah
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Remédios para a coceira de hepatite colestática
A coceira é um sintoma de hepatite colestática (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Colestase é o termo utilizado para designar qualquer redução ou interrupção do fluxo biliar que é levado do fígado para a vesícula. Quando essa doença é causada pela presença de hepatite viral, ela é chamada de hepatite colestática. A coceira é um efeito colateral comum, e para curá-la são recomendados medicamentos e repouso.

Outras pessoas estão lendo

Entendendo seus sintomas

Se você sofre de hepatite A, seus sintomas podem incluir colestase causada pela inflamação de pequenos canais que normalmente transportam a bile de suas células hepáticas. Se isso ocorre, você pode enfrentar uma coceira severa, juntamente com outros sintomas de hepatite A, incluindo fadiga, febre leve, náusea e vômitos, dores musculares, urina mais escurecida e icterícia (amarelamento de sua pele e dos olhos). Normalmente, você não vai sentir nenhuma coceira ou outros sintomas de hepatite A se não tiver sido infectado há pelo menos um mês.

Medicação

Não existe uma cura específica para a hepatite do tipo A, e normalmente essa doença se desenvolve em um período de dois a seis meses. Segundo a Biblioteca Médica Merck de Manuais On-line, sua coceira colestática vai desaparecer juntamente com sua hepatite. Para reduzir as coceiras severas enquanto você estiver infectado pela hepatite, seu médico pode prescrever um medicamento oral chamado "colestiramina", que sob condições normais é usado para diminuir altos níveis de colesterol no sangue. No case de hepatite colestática, a colestiramina liga componentes biliares em seu intestino para que não sejam reabsorvidos em seu sistema e irritem sua pele.

O uso de colestiramina pode ser perigoso se você possuir outras doenças como estômago ou intestino preso, diabetes, constipação crônica, doenças no figado ou no rim ou qualquer desequilíbrio em sua glândula tireoide. Se você possuir qualquer uma dessas doenças, seu médico pode ajustar a dosagem ou suspender o uso de colestiramina se esse medicamento for prejudicial. Efeitos colaterais possíveis incluem dor estomacal severa, urina com sangue, redução do fôlego, constipação, fezes com sangue ou escurecidas, facilidade para se cortar ou sofrer contusões, gases, inchaços, coceira retal, irritação na língua e dor muscular ou nas juntas. Avise seu médico se qualquer um desses efeitos colaterais aparecer.

Considerações finais

Enquanto você tiver hepatite colestática, seu médico normalmente pedirá para que você pare de usar qualquer substância que faça seu fígado trabalhar mais. Isso inclui álcool e drogas recreativas ou prescritas. Certifique-se de rever seu uso de álcool e drogas com seu médico, e esteja atento ao fato de que ele talvez substitua temporariamente alguns remédios. Consulte seu médico para mais informações sobre o que esperar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível